O Corpo de Bombeiros Voluntários de Jaraguá do Sul encerra mais uma campanha de arrecadação de doações por meio da conta de luz e de água. Durante todo o mês de abril, a corporação percorreu as residências para buscar adesão da comunidade.

Uma equipe está percorrendo os bairros da cidade até esta quinta-feira (29). Com o uniforme e o carro da corporação, sempre usando máscaras e higienizando as mãos com álcool em gel, os bombeiros explicam como é fácil ajudar a corporação com um pequeno valor na fatura da Celesc e do Samae.

A diretoria Associação de Serviços Sociais Voluntários de Jaraguá do Sul avalia a recepção da comunidade como muito boa. A coordenadora administrativa da entidade, Luciana Fardoski, explica que as visitas são uma forma de aproximação com a comunidade.

“Esse dinheiro somado aos recursos públicos é essencial para a manutenção da entidade. Esses recursos acabam financiando um atendimento de qualidade para a população e que cresce a cada dia. Em nome dos bombeiros voluntários, gostaria de agradecer a quem está contribuindo com a nossa causa”, destaca Luciana.

Os bombeiros voluntários realizaram visitas para atualizar o cadastro e buscar novos doadores. Foram realizadas visitas em novembro de 2020, fevereiro e abril deste ano. Após uma pequena pausa, o trabalho retorna no mês de junho.

Como ajudar?

A coordenadora administrativa afirma que há diversas formas de ajudar o Corpo de Bombeiros Voluntários. As pessoas podem ir diretamente na sede, na rua Presidente Epitácio Pessoa, no Centro, para preencher pessoalmente o formulário para a contribuição nas faturas de água e luz.

Para quem adota os meios digitais, há diversas formas de fazer doações. Os internautas podem ir diretamente no site da corporação e realizar o depósito de valores acima de R$ 5 através do PagSeguro. Também é possível fazer o depósito pelo Pix ou transferência bancária.

“Nós temos uma grande parceria com a comunidade e isso permite que a instituição esteja forte e bem. Nossa atuação é bem ampla e o nosso objetivo é ajudar a todos os jaraguaenses. Todo o valor doado será muito bem-vindo e será bem utilizado pela corporação”, afirma.

Bombeiro Mirim

Além de toda a parte operacional da corporação, nos atendimentos de ocorrências como acidentes e emergências médicas, o dinheiro das doações ajuda a comprar equipamentos, realizar melhorias na estrutura da corporação e custear o treinamento dos bombeiros voluntários.

A corporação também mantém diversos projetos, como o Curso de Formação de Bombeiro Voluntário e o Bombeiro Mirim, que está em fase de arrecadação de recursos junto ao FIA (Fundo da Infância e Adolescência). A iniciativa já teve outras edições e foi aprovado pelo CMDCA (Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente).

As doações podem ser feitas por meio da dedução do imposto de renda, que teve o prazo prorrogado até o dia 31 de maio. Pessoas jurídicas podem doar até 1% do valor do imposto e pessoas físicas até 6%. As pessoas também podem doar 3% do IR diretamente na declaração de ajuste anual por meio do pagamento da DARF até 30 de abril.

O projeto ainda necessita doações, principalmente de pessoas físicas. O recurso reunido vai custear despesas com transporte, alimentação, fardamento, psicólogos, pedagogos e educadores físicos. Uma estrutura completa para o futuro da corporação.

“É uma forma de trazer parte do imposto federal diretamente para a nossa cidade. É um processo bastante simples e dúvidas podem ser tiradas com os contadores. A doação precisa ser validada pela entidade. Então, é necessário informar a instituição sobre a doação para finalizar o processo junto ao CMDCA”, comenta a coordenadora administrativa da entidade, Luciana Fardoski,.

A doações feitas através do imposto de renda podem ser depositadas na Caixa Econômica Federal e o comprovante bancário deve ser enviado para o e-mail bombeirosvoluntariosjs@focoprojetos.com.br. As dúvidas podem ser tiradas pelo (47) 9 9118-4993.

Dedução de IR para o Bombeiro Mirim:

Banco: Caixa Econômica Federal;
Agência: 2707;
Operação: 006;
Conta Corrente: 71024-3;
CNPJ: 19.017.911/0001-50;
Fundo Municipal dos Direitos da Criança.

Pix - Bombeiros Voluntários de Jaraguá do Sul

Banco: Sicoob;
Agência: 3366;
Conta Corrente: 1029-4;
Chave: administrativo@bvjs.com.br.