Bombeiros resgatam moradoras de incêndio em apartamento na área central de Criciúma

Por: OCP News Criciúma

10/01/2022 - 19:01 - Atualizada em: 10/01/2022 - 19:11

O Corpo de Bombeiros de Criciúma combateu um incêndio em um apartamento na área central no início da tarde desta segunda-feira. A guarnição estava em deslocamento para a UPA da Próspera quando o condutor do ASU, cabo Martins, visualizou uma grande quantidade de fumaça saindo pela janela da cozinha do apartamento, que fica no segundo andar.

De imediato, o cabo e o bombeiro comunitário Canuto entraram no edifício para averiguar a situação. Os moradores já tinham evacuado a edificação devido à grande quantidade de fumaça no corredor e escadaria.

“Primeiramente, o cabo Martins fechou o registro do gás no corredor do pavimento e, posteriormente, entrou no apartamento, que estava com a porta aberta e consumido pela fumaça, encontrando três senhoras em pé no meio da sala, sendo encaminhadas à sacada do imóvel, local encontrado mais próximo e seguro. Uma delas, de 91 anos, tinha dificuldade de locomoção e caminhava com auxílio de andador”, informou a corporação.

Em seguida, o bombeiro comunitário entregou o extintor de pó químico seco do sistema preventivo contra incêndio da edificação ao cabo, que entrou na cozinha e, juntamente com o bombeiro comunitário Canuto, efetuou o combate ao incêndio que estava concentrado no fogão a gás (forno), depurador, lixeira e no móvel de MDF.

“Após o combate, as guarnições do ABTR-128 e AR-116 chegaram ao local e assumiram a ocorrência, desligando os disjuntores, realizando a ventilação forçada negativa e efetuando o rescaldo com a utilização do sistema hidráulico preventivo da edificação, com aproximadamente 100 litros de água. As moradoras não necessitaram de atendimento médico e ficaram no local em segurança. Após demais procedimentos e orientações, o local foi isolado para posterior realização do informe pericial”, concluiu a corporação.