Bombeiros resgatam baleia jubarte presa em rede de pesca em Piçarras

Foto: CBMSC/Divulgação

Por: Claudio Costa

16/08/2024 - 09:08 - Atualizada em: 16/08/2024 - 09:18

O Corpo de Bombeiros Militar realizou o resgate de uma baleia jubarte em Balneário Piçarras.

A ocorrência considerada atípica pela corporação foi registrada na tarde desta quarta-feira (14), nas proximidades da Ilha Feia.

O comandante do 2º Pelotão de Bombeiros Militar, capitão Rafael Manoel José, recebeu o chamado de um jornalista local informando que uma baleia jubarte estava presa em redes de pesca.

Após notificar o comandante de área, foram solicitados recursos adicionais para atendimento à ocorrência.

Com apoio das embarcações mais próximas, a guarnição composta pelo capitão Manoel, cabo Júnior e guarda-vidas civil voluntário e bombeiro comunitário Altair, todos especialistas em salvamento aquático; seguiu para o local da ocorrência.

No momento do resgate, as condições eram de mar agitado, com ondas de 0,5 metro e muito vento.

A visibilidade era boa, facilitando a localização e aproximação do animal.

Ao chegar ao local, a equipe constatou que a baleia, de porte médio, estava presa na nadadeira caudal em redes de pesca que se estendiam por mais de 60 metros, já demonstrando sinais de exaustão.

Os bombeiros realizaram um reconhecimento visual para avaliar a extensão dos danos e identificar os pontos críticos de emalhamento.

Uma parte da rede e uma poita (pequena âncora) que estavam presos na baleia foram recolhidos.

Para desprender a baleia jubarte, foram utilizadas tesouras do tipo ponta romba (sem ponta), com intuito de cortar a rede sem ferir a baleia.

 

Após a liberação, a baleia foi monitorada por pouco tempo, submergiu e deslocou-se com velocidade em direção ao mar aberto.

Notícias no celular

Whatsapp

Claudio Costa

Jornalista pós-graduado em investigação criminal e psicologia forense, marketing digital e pós-graduando em inteligência artificial.