É perfeitamente natural que durante um momento de alta tensão as pessoas possam agir de modo atrapalhado. Porém, é preciso evitar isso e garantir que o socorro seja chamado o mais rápido possível, pois em caso de acidentes cada segundo é valioso.
Quando você se depara com uma situação, por exemplo, um acidente doméstico, acidentes de trânsito, uma criança se machucou no brinquedo do parque. O que deve ser feito a partir de então? Que tipo de serviço de emergência deve ser acionado para socorrer as vítimas e controlar a situação? A pergunta fica difícil de responder no momento em que o imprevisto acontece.
Uma das grandes dúvidas em caso de acidentes é: quem chamar, o Corpo de Bombeiros ou o Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência)?
Quando chamar os Bombeiros?
- Incêndios
- acidentes com trauma (trânsito, agressões, ferimentos por armas, quedas, queimaduras)
- choques elétricos
- engasgamento
- pessoas inconscientes
- pessoas perdidas na mata
- salvamento aquático
- desabamentos e deslizamentos
- enchentes, inundações e enxurradas
- acidentes com produtos perigosos
- vazamentos de gás
- resgate em altura ou em espaço confinado
Quando chamar o Samu
- Dores com início súbito
- intoxicação ou envenenamento
- queimaduras graves
- trabalho de parto
- queda acidental
- convulsões
- atropelamentos
- sangramentos e hemorragias
- traumas e fraturas
Os dois serviços têm em comum é que ambos prestam primeiros socorros que podem ser decisivos para salvar vidas, fazendo o que se chama de Atendimento Pré-hospitalar (APH). Mas é importante prestar atenção na situação e avaliar se há risco envolvido. Se há instabilidade no local e se a emergência oferece riscos a mais pessoas, podendo evoluir com maior gravidade, o mais indicado é que se acione o Corpo de Bombeiros.
Contatos de emergência:
Corpo de Bombeiros Militar – 193
Samu – 192