Bombeiros militares dão curso de atendimento de emergências em Jaraguá do Sul

Foto: Arquivo/OCP News

Por: Claudio Costa

15/06/2019 - 06:06

 

O Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC) realiza o Curso Básico de Atendimento a Emergências (CBAE) em Jaraguá do Sul.

De acordo com o comandante do CBMSC em Jaraguá do Sul, tenente Tiago José Domingos, o curso teve grande procura na cidade.

Ao todo, são ministradas quatro matérias para os alunos: noções de extinção de incêndios, noções de primeiros socorros, noções de sistemas preventivos e atuação em áreas de acidentes.

Já foram repassados pelo menos três desses conteúdos. O curso deve terminar na próxima quarta-feira (19) e a formatura ocorre dia 2 de julho.  

“Houve sucesso nas inscrições. Foram mais de 150 pessoas interessadas para 40 vagas oferecidas. Realizamos seis edições do curso na região, mas o número de inscrições nunca atingia o total das turmas. Em Jaraguá, tivemos um grande interesse”, destaca Domingos.

O oficial explica que alguns desistentes foram substituídos por outros inscritos.

Houve também a adesão de pessoas que participam do curso como ouvintes, mas esses não são considerados alunos da turma e não poderão retirar o certificado após o término das aulas.  

O curso é voltado para a população em geral, ou seja, busca atingir aqueles que não têm conhecimento sobre segurança e procedimentos de emergência.

O comandante do CBMSC em Jaraguá do Sul afirma que o curso é amplo e busca alcançar um grande número de pessoas, como trabalhadores da indústria, brigadistas, engenheiros e donas de casa.

Multiplicação do conhecimento

Na noite desta quinta-feira (14), os alunos do CBAE foram até a Arena Jaraguá para conhecer todos os sistemas de prevenção de incêndio.

A sargento Danieli Knapik mostrou como as saídas de emergência, extintores e outros dispositivos são importantes para manter a segurança das pessoas nos jogos e outros eventos que ocorrem naquele espaço.

Atentos, os alunos aprenderam como os sistemas acabam ajudando os bombeiros em situações de emergência.

Durante a aula realizada na Arena, Danieli mostrou, por exemplo, como os alarmes podem indicar o local de um incêndio ou como as portas de emergência auxiliam na evacuação de multidões.

As ações do Corpo de Bombeiros devem ser difundidas em toda a comunidade.

“O incêndio nunca começa grande e noções como essa vão auxiliar a pessoa a fazer um primeiro combate. Essas pessoas serão replicadoras deste conhecimento dentro da comunidade, das empresas e isso nos motiva muito”, destaca a bombeira  militar.

Percepção de realidade

Uma das alunas do CBAE, a funcionária pública Daniela Angela Lenzi, conta que muitas pessoas não dão importância para questões sobre segurança.

Ela destaca que o curso dado pelo Corpo de Bombeiros Militar dá noções sobre quais cuidados as pessoas devem tomar para evitar os acidentes e o que fazer quando eles acontecem.

Daniela acredita na importância das noções de segurança para ajudar outras pessoas | Foto: Fábio Junkes/OCP News

“No nosso primeiro módulo, tivemos aulas de atendimento pré-hospitalar. Se eu me encontrar em uma situação em que exista alguém em risco, aprendi, no mínimo, o que não fazer, para não piorar a situação. Nós aprendemos a ajudar até que venha o socorro especializado, os bombeiros ou o Samu”, destaca Daniela.

 

Quer receber as notícias no WhatsApp?