Bombeiros fazem simulação de acidentes com produtos perigosos em Florianópolis

| Foto Divulgação/CBMSC

Por: Ewaldo Willerding Neto

06/05/2021 - 16:05 - Atualizada em: 06/05/2021 - 16:33

Na manhã desta quinta-feira (6) foi finalizado o Curso de Atendimento a Emergência com Produtos Perigosos, do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC), com um simulado de ocorrência na Capital, para avaliação dos aprendizados dos bombeiros militares.

O curso aconteceu entre esta segunda-feira (3) e esta quinta-feira (6) e envolveu bombeiros militares do 1º Batalhão de Bombeiros Militar (BBM), com sede em Florianópolis e realizador da instrução, além de participantes do 10º BBM, com sede em São José e direção da Coordenadoria de Emergências com Produtos Perigosos.

Nesta quinta-feira, o simulado foi a prova final do curso e o treinamento envolvia um caminhão com transporte de carga perigosa. Sem saber do que se tratava antecipadamente, os alunos chegaram na cena e se depararam com o resgate de duas vítimas, com dois tipos de produtos perigosos, sendo um corrosivo e um tóxico.

 

| Foto Divulgação/CBMSC

Todos os procedimentos de segurança foram executados na operação. Contenção do vazamento dos produtos, retirada da vítima em segurança e correta descontaminação dos envolvidos na cena da ocorrência.

“Esse tipo de ocorrência é muito delicado e envolve trabalho coordenado, equipamentos de proteção individual específicos e acima de tudo segurança para as equipes”, destacou o Capitão Fernando Ireno Vieira, que coordenou o curso de Produtos Perigosos.