Neste mês de março, duas corporações de bombeiros da microrregião comemoraram mais um ano de atividades.
Neste domingo (11), a comemoração foi pelos nove anos de fundação do Corpo de Bombeiros Voluntários de Schroeder. O presidente dos bombeiros voluntários, Marcelo Lima, disse que a corporação busca constantemente ajuda da comunidade, políticos e empresas.
"A demanda de atendimentos é crescente. Somos carentes em muitos equipamentos de suma importância para melhorar o atendimento", lembrou. Há quase quatro anos a corporação está em plena atuação nos atendimentos de urgência e emergência no município e região.
No dia do aniversário da associação, os bombeiros de Schroeder foram chamados para dar apoio a uma ocorrência de afogamento em Corupá. O bombeiro Adilson Hoeft atuou diretamente na busca pelo corpo do jovem que se afogou no rio Novo.
LEIA MAIS: Corpo de rapaz que morreu afogado é encontrado em Corupá
"Temos orgulho e parabenizamos o Adilson pela excelente atuação na busca do corpo. Profissionais como ele nos inspiram a fazer nossa entidade crescer cada vez mais. Isso mostra a importância da nossa corporação, que se estruturou e buscou parcerias com profissionais qualificados e atuantes. São nove anos de muita luta com recursos limitados e número de ocorrências crescentes", comentou o presidente.
As necessidades atuais dos bombeiros de Schroeder, segundo o presidente, são um caminhão de transporte de água para colocar no tanque e uma ambulância para atender a demanda de ocorrências que aumenta cerca de 15% a cada ano.
Muitas conquistas, batalhas e parceria com a comunidade em Guaramirim
Na terça-feira (6), o Corpo de Bombeiros Voluntários de Guaramirim completou 27 anos de fundação. Atualmente, a entidade atende, em média, 10 a 14 ocorrências diárias, segundo o comandante Maicon Rodrigo Ewald.
"A avaliação é de que todo trabalho e dedicação ao longo desses 27 anos, tem rendido bons resultados, temos uma estrutura muito boa (embora já pequena), uma frota em dia (embora tenhamos projetos de renovação) e uma equipe comprometida em dar o seu melhor naquilo que faz", disse Ewald. Os atendimentos são realizados com apoio do Samu.
Sede dos Bombeiros Voluntários de Guaramirim | Foto Arquivo/Bombeiros de Guaramirim
Conforme o comandante, as demandas de atendimento à comunidade tendem a continuar crescendo e a corporação projeta a construção de uma nova sede. "Já pensando no futuro, pois nosso município vem crescendo muito. Não podemos deixar de acompanhar esse crescimento", ressalta o comandante.
Outro projeto é a aquisição de um novo caminhão para renovação de frota e a substituição de outros equipamentos. "Temos buscado, além dos equipamentos e viaturas, capacitar e formar nossos bombeiros dentro do que tem de mais atual na nossa área de atuação, investimento em cursos dentro e fora do país, para que assim possamos dar um atendimento de qualidade para a comunidade", comenta Maicon.
O comandante aproveitou para agradecer aos moradores, por confiar, acreditar e incentivar o trabalho dos bombeiros, e à classe empresarial e ao poder público do município, também considerados parceiros importantes nessa caminhada. Ele lembrou que a população pode ajudar os bombeiros através da campanha da Celesc.
Qualquer outra doação, a comunidade pode entrar em contato com a entidade através do telefone (47) 3373-6950 em horário comercial.
Quer receber as notícias do OCP Online no WhatsApp? Basta clicar aqui