Bombeiros de Schroeder contêm vazamento de gás e impedem explosão em residência

Ocorrência de vazamento de gás ocorreu na manhã desta terça-feira no bairro Sossego | Foto BVS/Divulgação

Por: Gabriel Junior

18/06/2019 - 17:06 - Atualizada em: 18/06/2019 - 17:12

Uma adolescente de 13 anos ferida foi socorrida pelos bombeiros de Schroeder em uma ocorrência de vazamento de gás numa residência na rua Santa Catarina, no bairro Sossego, às 10h40 desta terça-feira (18).

A vítima ficou machucada após pular a janela de casa ao perceber o rompimento da válvula reguladora de gás. Ela estava com algumas escoriações na região da perna esquerda. Apesar do susto, a jovem foi atendida em estado estável.

Ocorrência em residência na rua Santa Catarina mobilizou as equipes de resgate | Foto BVS/Divulgação

A mãe da vítima, uma mulher de 41 anos de idade, que estava perto do local, também precisou de atendimento devido ao susto que passou com o ocorrido.

Uma equipe de resgate dos bombeiros fez a abertura das janelas para ventilação do local, que estava com alta concentração de gás. Ao entrar na residência, os bombeiros encontraram o botijão ainda com vazamento. A situação foi controlada, impedindo o risco de explosão.

As duas vítimas atendidas pelos socorristas não quiseram ser transportadas de ambulância para o hospital.

Dicas dos bombeiros para casos de vazamento de gás:

– Nunca acenda a luz, não use aparelhos eletrônicos, incluindo telefones celulares, nem acione interruptores de energia elétrica ao perceber cheiro de gás no ambiente. Neste caso, abra as janelas e portas, retire as pessoas da casa e acione o Corpo de Bombeiros pelo telefone de emergência 193.

– Verifique periodicamente as instalações de gás de sua residência. Para saber se há vazamentos, use espuma líquida ao redor do registro e ao longo da mangueira. Se existir vazamentos haverá formação de bolhas.

– Ao trocar o botijão, observe a aparência dele. Não pode estar amassado, enferrujado ou danificado.

– Não instale o botijão de gás em locais fechados, sem ventilação. Não deixe panos, papel ou outros materiais de fácil combustão próximos ao fogão ou gás. Em caso de vazamentos ou de princípios de incêndios, os materiais de fácil combustão ajudam a propagar o fogo.

– A mangueira e a válvula de botijões de gás devem ser certificadas pelo Inmetro ( Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia) e possuir data de validade. Faça a substituição se a validade estiver vencida.

– Se tiver dúvidas, entre em contato com a empresa responsável pela instalação do gás.

– Em caso de emergência, acione o Corpo de Bombeiros pelo telefone 193.

Quer receber as notícias no WhatsApp?