Bombeiros de Jaraguá do Sul recebem mais de 120 falsas ligações do mesmo número de celular

Por: Elissandro Sutil

15/09/2018 - 09:09 - Atualizada em: 15/09/2018 - 09:32

Os Bombeiros Voluntários de Jaraguá do Sul enfrentam um grave problema que teve início na madrugada desta quinta-feira (13) e persiste ainda neste sábado (15): os trotes para o número de emergência 193. Neste período, foram mais de 120 ligações durante a noite, deixando a linha ocupada.

De acordo com o chefe dos bombeiros, Schaion Ponticelli, as ligações partem do mesmo número de celular – já identificado – e congestionam a linha por cerca de 10 a 15 segundos por vez. Isso acontece porque o atendente é treinado a não desligar no primeiro instante, pois pode ser um caso real e a pessoa às vezes não se manifesta nos primeiros segundos.

“Após um longo período de queda na frequência desta brincadeira de péssimo gosto, nos últimos dias os trotes têm aumentado. Antigamente as pessoas que tinham este tipo de atitude ficavam impunes porque dificilmente eram identificadas, porém hoje temos identificadores de chamada em todos os telefones da corporação”, alerta Ponticelli.

Crime previsto em lei

Passar trote aos bombeiros é crime previsto no Art. 340 do Código Penal, cuja pena é detenção, de um a seis meses, ou multa. Para o bombeiro, é uma questão de educação e conscientização. Ponticelli ressalta que aproximadamente 90% dos trotes são de crianças e, portanto, nem sempre a viatura é encaminhada ao falso local.

“Fazemos aqui um apelo para que não passem trotes, especialmente para bombeiros, polícia, Samu, pois além de ser crime, isso pode tirar uma equipe do quartel sem necessidade e colocar vidas e patrimônios em risco no caso de uma ocorrência real no mesmo momento”, enfatiza o chefe dos bombeiros.

A prática dificulta o trabalho dos atendentes e o atendimento de quem realmente necessita de socorro. Ponticelli pede aos pais que orientem seus filhos a não passar trotes e salienta que a educação começa em casa, principalmente com exemplos. Além disso, pais de menores que comunicarem falsa ocorrência também podem responder criminalmente.

Quer receber as notícias no WhatsApp?