Bombeiro militar de Araquari realiza curso de aprimoramento no Japão

Fotos: Divulgação

Por: OCP News Joinville

03/10/2023 - 14:10 - Atualizada em: 03/10/2023 - 14:38

Até o dia 18 de novembro, um representante do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC) estará participando do curso de Gerenciamento de Incêndios e Redução de Risco de Desastres (Fire Management and Disaster Risk Reduction), da Agência de Cooperação Internacional do Japão (JICA), na cidade de Kitakyushu.

O tenente Yuji Ezaki, do quartel de Araquari, pertencente ao 7º Batalhão de Bombeiros Militar, com sede em Itajaí, chegou ao Japão no dia 17 de setembro e iniciou a programação no dia 19. A primeira reunião entre o tenente Ezaki e os integrantes da JICA no Brasil ocorreu de forma online no dia 14 de agosto, para alinhamento.

O curso acontece no Kitakyushu Fire Training Center e tem como objetivo principal o aprimoramento de técnicas de combate a incêndio e de prevenção a incêndios e desastres das corporações participantes.

‌Além de aulas teóricas e práticas, os alunos participarão de visitas a Departamentos de Bombeiros de diversas áreas do Japão, tais como: departamentos de Tóquio, Kobe, Kyoto e Kumamoto, para que em cada localidade ensine as particularidades e situações específicas que foram experiencializadas ao longo da história.

Ao todo são nove países participando do curso, sendo o Brasil representado por um bombeiro militar do CBMSC. As aulas ocorrerão majoritariamente em inglês, mas algumas serão ministradas em japonês com tradução para o inglês.

Esta é a segunda vez que um oficial do CBMSC participa de um programa de instruções no Japão, porém em outro curso.

Neste ano, em março, o capitão Pamplona, de Blumenau, esteve no país para o curso “Rescue Techniques”.