A Defesa Civil de Blumenau divulgou às 10h15 desta quarta-feira (4) que foi acionada para atender 16 ocorrências relacionadas às chuvas na cidade. Conforme o órgão, todas as ocorrências estão em andamento. Entre elas estão sete deslizamentos de terra, quatro análises de risco, três alagamentos, um destelhamento e uma queda de árvore. Não há registro de feridos.
Conforme a Defesa Civil, os deslizamentos foram registrados na Rua Viriato Correa (bairro Fortaleza Alta), Rua José Isidoro Correa (Ponta Aguda), Rua Regente Feijó (Itoupava Seca), Rua Marcelo Benigno (Progresso), Rua Estefano José Maria Zimmermann (Progresso), Rua Braço do Sul (Vila Itoupava) e Rua Irmã Aluysianis (Velha).
Já os pontos de alagamento foram registrados no Vale do Selke (Testo Salto), na Rua Galileu Galilei (Fortaleza) e na Rua Gustavo Richard (Água Verde).
As equipes da Defesa Civil também atendem a quatro análises de risco. Elas foram registradas nas Rua Marques de Herval (Vila Nova), Udo Schadrack (Progresso), Frederico Jensen (Itoupavazinha) e Frederico Deeke (Boa Vista).
Já a queda de árvore aconteceu na Rua Frederico Korte e o destalhamento na Rua Austria, ambas na Velha Central.
Nível do Rio Itajaí-Açu
Conforme a Defesa Civil, choveu quase 80 milímetros na cidade nas últimas 12 horas. Com isso, o nível do Rio Itajaí-Açu chegou aos 2,86 metros às 10h – 43 centímetros a mais do que a medição das 9h e 78 centímetros a mais que a das 8h. A situação está em “normalidade”, mas passará para “observação” quando o nível chegar aos 3 metros.
A Defesa Civil informou ainda já está em estado de “atenção” para o risco de deslizamentos em todas as regiões da cidade, assim como para as condições de chuva. Em caso de ocorrência, os moradores devem ligar para o 199 ou 193.