Blumenau realoca famílias atingidas por enchente e desativa abrigos instalados em escolas

Foto: Divulgação / Prefeitura de Blumenau

Por: Luan Tamanini

09/10/2023 - 15:10

Cinco abrigos que foram abertos para atender as vítimas da enchente em Blumenau foram desativados nessa segunda-feira (9). De acordo com a prefeitura de Blumenau, todos ficavam instalados em escolas, que foram desocupadas para que possam receber aulas nesta terça-feira (10).

Segundo a Defesa Civil, foram desativados os abrigos localizados no Colégio Militar Policial Feliciano Nunes Pires (Jardim Blumenau), EEB Victor Hering (Vila Nova), EBM Felipe Schmidt (Itoupavazinha), EEB Jonas Rosário Coelho Neves (Fidélis) e EEB Santos Dumont (Garcia).

Ao todo, 11 famílias foram deslocadas para outros abrigos e outras três retornaram para suas residências.

Continuam ativos os abrigos Grupo Escoteiro Leões de Blumenau, Capela São João Batista, Igreja Evangélica Livre de Blumenau e Paróquia Luterana da Velha. Juntos os quatro estão acolhendo 100 pessoas (40 famílias), sendo 71 adultos, 20 crianças e nove adolescentes, além de seis cachorros e 17 gatos.

Nível rio e ocorrências

Conforme o AlertaBlu, o nível do Rio Itajaí-Açu segue baixando em Blumenau. Na última medição, realizada às 15h, o nível estava em 9,55 metros – 64 centímetros a menos que o pico de 10,19 metros, registrado às 6h. Na última hora, a redução foi de 10 centímetros.

Desde o fim da manhã desta segunda-feira, a Defesa Civil atendeu 22 novas ocorrências, chegando agora a 328 desde quarta-feira (4). Destas, 11 são de deslizamento de pequeno porte. Destaque para uma queda de barreira na Rua José de Oliveira, no Progresso, e uma queda de muro na Rua Hedwig Schoenau, na Itoupava Norte.

No acumulado de 4 a 9 de outubro, são 209 ocorrências de deslizamento, 91 análises de risco, 17 quedas de árvore, oito alagamentos e três destelhamentos. Os bairros mais atingidos são: Progresso (45), Ponta Aguda (25), Velha (22), Velha Grande (21), Fortaleza (19), Escola Agrícola (17) e Itoupavazinha (16).