Blumenau já teve 21 mortes no trânsito em 2020, aponta Instituto Geral de Perícias

Foto Rodrigo Vieira/Rádio Menina FM

Por: Felipe Elias

21/05/2020 - 15:05

Somente neste ano, 21 pessoas perderam suas vidas em decorrência de acidentes de trânsito em Blumenau, segundo dados do Instituto Geral de Perícias (IGP). O balanço leva em conta óbitos registrados tanto no perímetro urbano quanto em trechos de rodovias estaduais e federais na cidade.

O número expressivo chamou a atenção das forças de segurança do município, que programaram uma blitz educativa para a manhã desta sexta-feira (22), na avenida Beira-rio, próximo à Prefeitura de Blumenau. A ação tem como objetivo conscientizar a população sobre os riscos do trânsito e frear o aumento da mortalidade.

A iniciativa será promovida pelo Corpo de Bombeiros, a Guarda Municipal de Trânsito, o Instituto Geral de Perícias e a Polícia Militar, órgãos diretamente afetados pela violência no trânsito, além da Defesa Civil municipal.

Na ocasião, os motoristas receberão dicas sobre prevenção de acidentes, alertas acerca dos riscos de misturar bebida e direção, informações a respeito de infrações de trânsito e panfletos educativos.

 

“Infelizmente, já morreram mais pessoas no trânsito do que infectadas pelo novo coronavírus em Blumenau neste ano. Isso mostra que as pessoas estão sabendo se defender da Covid-19, mas esqueceram de algumas regras básicas do dia a dia, como a boa educação no trânsito”, explica o 3º sargento do Corpo de Bombeiros, Gil Vicente Pereira, idealizador da ação.

 

Em razão da pandemia do coronavírus, a programação completa do Maio Amarelo, movimento que anualmente incentiva a adoção de atitudes corretas no trânsito, foi transferida para o mês setembro.

Blitze de trânsito são retomadas

Na noite desta quarta-feira (20), a Guarda Municipal de Trânsito realizou a primeira fiscalização por blitz desde a decretação das medidas de isolamento social para conter o avanço da Covid-19.

Os agentes abordaram cerca de 215 veículos nas ruas 2 de Setembro e São Paulo, dos quais 15 foram removidos ao pátio da Seterb por irregularidades. Um motorista acabou autuado por embriaguez ao volante.

Receba as notícias do OCP no seu aplicativo de mensagens favorito:

WhatsApp

Quer mais notícias do Coronavírus COVID-19 no seu celular?

Telegram Jaraguá do Sul