As chuvas persistentes que vêm caindo nesta semana na região já ocasionaram quase 50 ocorrências de deslizamento em Blumenau e Gaspar, segundo as equipes de Defesa Civil dos municípios.

Em Blumenau, o número de ocorrências subiu de 22 para 59. Até o momento, houve 44 deslizamentos, além de sete quedas de árvores. De acordo com a Prefeitura, cerca de 39 atendimentos feitos são considerados de média gravidade.

Desde quarta-feira (20), choveu 63,6 mm na cidade. Antes mesmo do término de janeiro, Blumenau já contabiliza 237,5 mm de chuva, 30% acima da média histórica para o mês, que é de 183 mm. Nesta manhã, o rio Itajaí-Açu alcançou 5,44 metros, nível classificado como "estado de atenção".

Já em Gaspar, a Defesa Civil atendeu cinco ocorrências de maior destaque, das quais três deslizamentos - dois no bairro Bela Vista e um no Belchior -, uma queda de árvore e um buraco em via pública.

Foto Divulgação/Prefeitura de Gaspar

Com o solo encharcado e a previsão de tempo instável para os próximos dias, a orientação é para que a população fique atenta a possíveis sinais que indiquem risco de desbarrancamento, como inclinação de postes e árvores, aparecimento de rachaduras na parede e em muros, além de qualquer movimento de terra.

Em caso de emergência, os cidadãos devem entrar em contato pelo telefone 199 ou 193.

Receba as notícias do OCP no seu WhatsApp: