O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) vai mudar de endereço em Jaraguá do Sul. Seguindo diretriz estadual, o Samu vai contar com um espaço anexo ao quartel Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC), localizado no bairro Amizade.

Nos primeiros três meses de 2019, o número de emergência do Samu, o 192, recebeu 1.885 chamados, ou seja, uma média de 20 ligações diárias.

A Unidade de Suporte Básico (USB) atendeu 586 ocorrências no primeiro trimestre. Outras 222 foram atendidas pela Unidade de Suporte Avançado (USA).

A USA é uma viatura com mais aparelhos de suporte à vítima e medicamentos, além de contar com um médico na equipe.

Atualmente, a ambulância, essencial nos atendimentos de urgência com pacientes em estado crítico, aguarda as ocorrências na subsede do Corpo de bombeiros Voluntários do bairro Nereu Ramos.

A base do Samu será construída onde atualmente é o estacionamento do quartel do CBMSC. Ao todo, serão investidos R$ 180 mil na instalação da estrutura feita com base em contêineres padronizados. O dinheiro do Governo do Estado já está alocado para este fim.

O comandante do CBMSC em Jaraguá do Sul, Tiago José Domingos, afirma que há um projeto estadual preestabelecido feito pela engenheira do Samu.

Ele será adequado ao prédio do CBMSC para que as equipes do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência possam atender todos os protocolos. Uma consulta técnica do projeto já foi feita na Prefeitura.

“A expectativa é de que tudo fique pronto em novembro. A partir do momento que a gente tiver toda essa documentação legalizada, vai levar duas semanas para a estruturação. Não é um investimento alto pensando no retorno que a gente vai ter, de trazer as unidades de suporte avançado para perto do Centro”, comenta.

Nova ambulância

USA conta com mais equipamentos, medicamentos e tem um médico para os atendimentos de pacientes em estado crítico | Foto: Eduardo Montecino/OCP News

Além da economia, o objetivo da estruturação do Samu em Jaraguá do Sul é melhorar o atendimento à população.

A equipe da Unidade de Suporte Avançado conta com uma nova viatura, uma Mercedes-Benz Sprinter, que substituiu uma Renault Boxer ano 2017 que tem alta quilometragem.

A ideia é ter uma USA reserva caso a nova ambulância fique em manutenção ou ocorrer qualquer outro problema com o veículo.

Em cerca de uma hora, as equipes vão contar com a viatura reserva para continuar os atendimentos de pacientes em estado crítico.

De acordo com o coordenador médico do Samu na região Norte e Nordeste, há um projeto para habilitar mais duas unidades de suporte avançado na região.

Uma delas vai ficar em Joinville e, com isso, a USA que fica baseada em Jaraguá do Sul deve permanecer livre das ocorrências de transferências hospitalares.

“Hoje, há uma demanda grande de transferências hospitalares. Muitas vezes, a nossa USA está nesses atendimentos e deixa de fazer o atendimento pré-hospitalar primário na cidade. Incluindo uma nova equipe, a gente consiga deixar a USA para os atendimentos em Jaraguá do Sul”, comenta Rafael.

Perfil intervencionista

Com a Unidade de Suporte Avançado em Jaraguá do Sul, o Samu pode reforçar o seu perfil intervencionista. Segundo o coordenador de enfermagem na região Norte e Nordeste, Cleone dos Santos, essa é uma volta às origens do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência.

Com a USA em Jaraguá do Sul, Samu deve reforçar o seu perfil intervencionista | Foto: Eduardo Montecino/OCP News

“De 2005 até 2013, nós tínhamos um ótimo tempo resposta, indispensável para a sobrevida do paciente. Nesse momento, o serviço está prejudicado porque a ambulância está afastada. Agora, vamos poder dar essa resposta para a região central de Jaraguá do Sul e para as rodovias BR-280 e SC-108”, destaca Cleone.

Outra novidade é a integração da USB à base que será implantada no quartel do CBMSC. Como a unidade é mantida pelo município, a mudança depende da vontade da Prefeitura, mas já há uma sinalização para que isso ocorra.

 

Receba as notícias do OCP no seu aplicativo de mensagens favorito:

WhatsApp

Telegram

Facebook Messenger