Barragem se rompe e causa grandes estragos em Jaguaruna; casas e empresas ficaram alagadas

Foto: Divulgação Bombeiros Voluntários

Por: OCP News Criciúma

27/11/2023 - 14:11 - Atualizada em: 27/11/2023 - 14:17

O rompimento de dois açudes localizados na comunidade de Olho D’Água, em Jaguaruna, ocasionou um grande alagamento na região. Devido às fortes chuvas dos últimos dias, o lago de extração de areia transbordou rompendo a barreira.

Empresas e residências foram invadidas pela água e pela areia, devido a quantidade de destroços e madeiras que se encontravam no local, ruas ficaram obstruídas. Alguns postes também foram danificados e acabaram caindo ocasionando a falta de energia.

Na tarde de domingo, 26, os Bombeiros Voluntários de Jaguaruna realizaram a sinalização e isolamento da área devido aos riscos, pois um terceiro açude apresenta risco de estourar. Uma senhora que morava nos fundos de uma madeireira precisou ser resgatada pois havia ficado ilhada sem condições de se deslocar, uma outra família também recebeu auxílio para atravessar sendo que precisava chegar em casa.

A estrada se encontra totalmente interditada sem previsão para liberação, devido aos danos na via.

A Defesa Civil montou uma força tarefa de urgência no local. A empresa responsável foi chamada pelo órgão e também se encontra no local desde o domingo. Moradores da comunidade se questionam sobre a ajuda financeira e a indenização dos prejuízos por parte da empresa.

Em nota a prefeitura de Jaguaruna se manifestou a respeito do ocorrido:

Na tarde de ontem, dia 26/11, no distrito de Olho D’água. Uma barragem rompeu, resultando em alguns danos na região. A situação demanda ação imediata, e as autoridades competentes estão totalmente mobilizadas para minimizar os impactos e garantir a segurança de todos os cidadãos.

O rompimento da barragem causou estragos na rede elétrica, alagou residências e estabelecimentos comerciais, além de danificar parte da Estrada Geral de Olho D’água, via de acesso ao balneário Esplanada.

Neste momento, a Defesa Civil, bombeiros voluntários, a empresa de eletrificação responsável pela rede elétrica e a empresa gestora da barragem estão trabalhando de forma conjunta no local. A empresa de eletrificação já restabeleceu a energia elétrica na localidade.

Devido aos danos, o acesso principal da Olho D’água está interditado por tempo indeterminado. Em prol da segurança de todos, a Defesa Civil orienta a comunidade a evitar a proximidade do local interditado e da área onde ocorreu o rompimento do dique.

Para contornar as interdições, sugerimos rotas alternativas como a Estrada de Acesso ao Balneário Campo Bom, bem como a estrada via balneário Torneiro e Urussanga Velha.

O Instituto do Meio Ambiente de Jaguaruna (IMAJ) está acompanhando de perto a situação. É relevante ressaltar que a licença ambiental para o funcionamento dos serviços em torno da barragem é concedida pelo IMA.

Manteremos a população informada sobre os desenvolvimentos e quaisquer medidas adicionais que possam ser necessárias.

Contamos com a colaboração e compreensão de todos.