A Barragem Oeste, em Taió, no Alto Vale do Itajaí, começou a verter na madrugada desta segunda-feira (20). Conforme a Defesa Civil, as comportas da barragem começaram a ser abertas gradualmente durante o dia, buscando assim reduzir a lâmina d’água que sai pelo vertedor. No momento, uma das comportas está aberta e as outras seis estão fechadas.

Segundo o órgão, os volumes de chuva registrados na bacia hidrográfica do rio Itajaí entre a quarta (15) e a sexta-feira (17) ultrapassaram os 200mm de média no Alto Vale e causaram alagamentos, enxurradas e inundações em diversos municípios da região. Desta forma, o reservatório atingiu os 100%, com cota de 23,30 metros, por volta das 1h20 desta segunda-feira e começou a verter.

A Defesa Civil destaca que o vertimento das barragens é uma operação controlada e monitorada por equipe técnica, não sendo um risco para a população.

O órgão ressalta que a abertura das comportas tem como objetivo a compensação da vazão que sai da barragem, reduzindo a lâmina d’água que sai pelo vertedor e a altura do reservatório. A medida visa reduzir os problemas causados pela elevação do reservatório na rodovia SC-350, em Taió, evitando a interdição total da via.

De acordo com a Prefeitura de Taió, a cidade saiu do estado de atenção e voltou ao estado de monitoramento na tarde desta segunda-feira. Na última medição, realizada às 13h, o nível do rio estava em 6,83 metros – 6 centímetros a menos que a medição anterior. A cota de alagamento na cidade ficou definida em 12 metros, enquanto a cota de emergência é de 13 metros.