A Defesa Civil de Santa Catarina abriu neste domingo (15) uma das duas comportas da Barragem Norte, em José Boiteux, no Vale do Itajaí. A abertura ocorreu dois dias depois da barragem – a maior de Santa Catarina – verter pela primeira vez na história.
“Houve um trabalho árduo para operar a barragem. O trabalho se prolongou até próximo das 12h30 quando foi encerrado com a abertura de uma das comportas em 100%”, explicou o secretário de Proteção e Defesa Civil, coronel Armando Schroeder.
Segundo a Defesa Civil, a retomada da operação da barragem após nove anos – a última vez que as comportas tinham sido operadas foi em 2014 – desempenhou um importante papel na contenção das cheias do Médio Vale. Ela representou, de acordo com estudos técnicos, até dois metros a menos nas enchentes dos municípios às margens do rio Itajaí-Açu.
A abertura da segunda comporta chegou a ser iniciada ainda neste domingo, mas uma dificuldade técnica fez com que essa operação ficasse para um momento posterior, a ser realizada após manutenção do sistema hidráulico de controle, que está há quase uma década sem manutenção devido ao conflito com a população indígena do local desde 2014.
A Barragem Norte, em José Boiteux, atingiu seu volume máximo na noite da última sexta-feira (13), quando iniciou seu vertimento com uma fina lâmina d’água. Devido a sua característica estrutural, onde o canal extravasor na barragem se mantém sempre aberto, o vertimento cessou ainda na noite do sábado, quando a vazão afluente, ou seja, que chega ao barramento diminuiu, se igualando a vazão de saída do canal.
“Vale destacar que a abertura gradual das comportas não traz risco de inundações para os municípios a jusante, no Médio e Baixo Vale do Itajaí”, explica o coordenador de Monitoramento e Alerta da Defesa Civil SC, Frederico Rudorff.
A operação
“Iniciamos o deslocamento para a barragem às 6h da manhã com um dispositivo composto por integrantes da Polícia Federal, Funai, Defesa Civil, um caminhão com apoiadores com equipamentos auxiliares para operar a barragem de forma externa e contingente da Policia Militar para realizar a proteção dos civis e do caminhão”, conta o secretário de Proteção e Defesa Civil.
Ao chegar no local a Polícia Federal estabeleceu um perímetro de segurança ocupando a ponte e estabelecendo contato juntamente com a Funai com as lideranças indígenas.
Com os três canais de vazão natural da barragem Norte, somados à comporta aberta, os cálculos são que o reservatório deve voltar ao seu nível mínimo em cerca de duas semanas.
Outras barragens
Já na Barragem Oeste, em Taió, foi aberta uma comporta na noite do sábado (14). Assim, a Barragem Oeste neste momento está com uma comporta aberta e seis comportas fechadas. Por outro lado, a Barragem Sul, em Ituporanga, segue com as cinco comportas fechadas.
“É importante destacar que o vertimento das Barragens Sul e Oeste vem diminuindo gradualmente ao longo do final de semana, devido a diminuição das chuvas e consequente redução da vazão que chega até os reservatórios”, disse a Defesa Civil, que informou também estar acompanhando de forma constante a situação e que trará novas atualizações.