O avião que caiu em Vinhedo, no interior de São Paulo, na tarde desta sexta-feira (9), é do mesmo modelo que caiu no Nepal, no início do ano passado. A aeronave era um ATR-72, da fabricante franco-italiana ATR.
Em 2023, um avião da empresa Yeti Airlines caiu com 72 passageiros, quando ia de Katmandu para Pokhara. Ninguém sobreviveu. Vídeo feito por passageiro mostra momento da queda.
O ATR-72 é um avião de porte médio de turboélice bimotor que anda a cercas de 500 km/h em velocidade de cruzeiro. A aeronave foi fabricada em 2010 pela empresa ATR, localizada na França, e tinha 72 assentos.
Os modelos de avião turboélice são considerados confiáveis e têm a capacidade de produzir muita tração.
Um avião da companhia aérea VoePass, antiga Passaredo, caiu em uma área residencial, na tarde desta sexta-feira (9), em Vinhedo, no interior de São Paulo.
A aeronave saiu de Cascavel, no Paraná, às 11h58, e tinha como destino o Aeroporto Internacional de São Paulo, em Guarulhos.
Sete viaturas da equipe de Bombeiros foram acionadas para o local. Segundo informações iniciais, trata-se de uma aeronave turboélice com 73 assentos, de acordo com a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac).
Todos os 62 ocupantes, segundo a Prefeitura de Vinhedo, morreram no acidente.
*Com informações de Metrópoles.