Autoridades são chamadas para conferir material radioativo em Florianópolis

Foto: CBMSC/Divulgação

Por: Priscila Horvat

18/07/2024 - 17:07

A Coordenadoria de Emergências com Produtos Perigosos do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina, foi chamada para atender uma ocorrência envolvendo materiais com símbolo característico de radioatividade em uma residência no bairro Ingleses, em Florianópolis.

Segundo informações do responsável pela residência, seu tio faleceu há dois meses, e o solicitante tinha ficado responsável pela limpeza do local.

Quando o homem foi realizar a limpeza, localizou as peças com o trifólio, símbolo característico de radiação, e de imediato procurou orientações.

De pronto os bombeiros buscaram mais informações e repassaram as orientações iniciais ao responsável pela residência.

A guarnição também fez contato com o professor Doutor Marcelo Schappo, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina (IFSC) de São José, com capacitação em resposta em Emergências radiológicas e Nucleares, e a professora Doutora na área Nuclear Daine Cristini da unidade do IFSC de Florianópolis, para apoiar na ocorrência.

Foi realizado também contato com a Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN) para deixar ciente sobre o fato, e receber orientações.

A Defesa Civil Estadual, através do coordenador regional da Grande Florianópolis, Alexandre Miranda, e a Defesa Civil Municipal, através do Gerente de Operações e assistência, Alexandre João Vieira, também estiveram no local para apoiar.

No local foram feitas medições com aparelhos detectores nuclear e radiológicos, e os resultados não apontaram nenhum risco que merecesse atenção ou ações adicionais.

Foi constatado que se tratava apenas de partes de equipamentos para uso em medicina nuclear.

Após a conferência, a situação foi repassada novamente ao CNEN, que deu a destinação adequada das peças.

Notícias no celular

Whatsapp