Autor de descarte irregular de lixo hospitalar em Jaraguá do Sul ainda não foi identificado

Foto: Fábio Junkes/OCP News

Por: Claudio Costa

20/08/2018 - 21:08 - Atualizada em: 21/08/2018 - 08:39

Funcionários da Ambiental, empresa que faz a coleta de lixo em Jaraguá do Sul, prestando serviço para o Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Samae), recolheram, na tarde desta segunda-feira (20), os resíduos descartados de maneira irregular em uma área residencial.

O material, provavelmente utilizado por uma pessoa que faz hemodiálise em casa, foi jogado na rua Antonio Marcelino, no bairro Chico de Paulo.

No local, o cheiro pútrido era forte e as caixas que envolviam o conteúdo contaminado já haviam sido recolhidas. Com o material a mostra, o risco de um acidente envolvendo aquele material era muito maior.

“Imagina se há uma criança naquele local e ela acaba pegando em algum desses materiais. É um ato de irresponsabilidade e já estamos trabalhando junto com a Fujama (Fundação Jaraguaense do Meio Ambiente) e com a Vigilância Sanitária para descobrir quem foi que realizou esse descarte”, destaca o diretor-presidente do Samae, Ademir Izidoro.

https://www.youtube.com/watch?v=gqxgZPQoEgo

O presidente da Fujama, Normando Zitta, explica que um fiscal já havia verificado a situação no domingo (19). Agora, a fundação trabalha junto com a empresa Ambiental no levantamento de pessoas que podem estar envolvidas no descarte daquele material.

“Já temos uma lista com os possíveis donos desse material. Agora, nós estamos trabalhando para fazer a identificação do responsável e depois tomar as medidas administrativas. Esse caso pode ser, inclusive, levado para a esfera criminal”, adianta.

Zitta afirma que ainda é muito cedo para relatar, por exemplo, o valor da multa que o responsável pelo descarte do lixo pode receber. A fundação trabalha no levantamento completo das informações e tem muito cuidado com a investigação em curso.

O presidente da Fujama entende que há muito o que ser apurado e que ainda é cedo para comentar sobre o valor da multa que o responsável por jogar o lixo naquele local vai tomar.

Foto: Fábio Junkes/OCP News

A Secretaria de Saúde foi avisada na tarde desta segunda-feira sobre o ocorrido. De acordo com Camila Vieira Sens Fernandes, assistente de Vigilância em Saúde, a pessoa responsável pelo descarte irregular do lixo hospitalar vai receber um auto de infração.

“Ainda mais neste ano, com a questão da revisão do lixo, a pessoa que fez o descarte é responsável por isso. Até a Ambiental faz o recolhimento de pequenas quantidades de lixo hospitalar de graça. Essa pessoa provavelmente juntou essa quantidade de lixo e não quis contratar uma empresa especializada para jogar fora o material”, conclui Camila.

Quer receber as notícias no WhatsApp?