Autopista realiza operação no feriadão em SC e PR

Foto: PRF/Divulgação

Por: OCP News Jaraguá do Sul

11/10/2017 - 08:10 - Atualizada em: 11/10/2017 - 08:20

Os motoristas que pretendem pegar a estrada durante o feriado prolongado de Nossa Senhora Aparecida, celebrado no dia 12 de outubro, devem encontrar maior movimento a partir das 15h desta quarta-feira (11) no trecho da Autopista Litoral Sul, entre Curitiba e Florianópolis –  BR-116 (Contorno Leste – PR) , BR-376 (PR) e BR-101(SC). Nos dias de maior movimento – 11, 12 e 15 – cerca de 51 mil veículos devem transitar por dia pelas praças da concessionária, um volume 70% maior do que o normal.

O trânsito de saída para o feriado deve se concentrar na quarta-feira (11), das 15h às 22h, e na quinta-feira (12), das 8h às 14h. No retorno, a horário de pico ocorre no domingo (15), das 15h às 22h. Nos dias de maior movimento (11, 12 e 15), a concessionária não irá realizar obras com restrição de faixa no período diurno – com exceção para eventuais situações emergenciais. No entanto, os motoristas devem redobrar a atenção ao circularem pelos seguintes trechos, onde haverá maior concentração de tráfego: próximo às cidades de Curitiba, Joinville, Florianópolis, e nos acessos às cidades litorâneas em Garuva (acesso para Itapoá e Guaratuba), Barra Velha, Piçarras, Penha, Navegantes, Itajaí, Balneário Camboriú, Itapema, Porto Belo, Governador Celso Ramos, Biguaçu e Palhoça.

Para atender o aumento da demanda durante o feriado, a concessionária realiza uma operação especial coordenada pelo Centro de Controle Operacional em Joinville. A partir do monitoramento com auxílio de 186 câmeras e viaturas de inspeção, o CCO realiza o acionamento de ambulâncias e guinchos de remoção para atendimento aos usuários. Nos cinco dias de operação, a Litoral Sul planeja realizar até 3.500 atendimentos, sendo a maior parte em situações de problemas mecânicos.

Ao longo dos 356 quilômetros sob concessão, a Autopista Litoral Sul disponibiliza nove bases SOS Usuários, com local adequado para pausa na viagem, banheiros, fraldários, água e café. Antes de seguir viagem, os motoristas podem consultar as condições de trânsito pelo telefone 0800-725-1771 e Twitter @Arteris_ALS.

Segurança nas rodovias

O aumento do movimento também deve servir de alerta para os condutores que pretendem pegar a estrada durante o feriadão, principalmente quando se observa o cenário do comportamento dos condutores que transitam nos estados do Paraná e Santa Catarina, conforme pesquisa realizada pela Arteris entre os dias 15 e 27 de julho com cerca de 700 motoristas dessa região.

O estudo abordou quatro eixos de análise – uso do cinto de segurança, direção após o consumo de bebida alcoólica, excesso de velocidade e utilização do celular ao volante. Conforme a pesquisa no PR, 44% dos motoristas ultrapassam os limites de velocidade, 49% usam celular enquanto dirigem, 26% admitem dirigir após consumirem bebida alcoólica e 30% não exigem que os passageiros façam uso do cinto de segurança. Em SC a situação é semelhante, 48% confessam ultrapassar os limites de velocidade, 47% usam celular enquanto dirigem, 35% admitem dirigir após consumirem bebida alcoólica e 35% não se preocupam se os passageiros estão utilizando o cinto de segurança.

Dias e horários de maior movimento:

Saída para o feriado:

Quarta-feira (11), das 15h às 22h;

Quinta-feira (12), das 8h às 14h;

Retorno do feriado:

Domingo (15), das 15h às 22h.