Áudio fake tenta criar conflito entre prefeitos do Alto Vale do Itajaí durante enchentes; entenda

Foto: Divulgação / PRF

Por: Luan Tamanini

16/10/2023 - 14:10 - Atualizada em: 16/10/2023 - 14:28

Um áudio fake que viralizou nas redes sociais na última semana quase causou um conflito entre prefeitos do Alto Vale do Itajaí em meio às enchentes que atingem a região.

No áudio, um homem faz duras críticas ao prefeito de Rio do Sul, José Thomé (PSD), e afirma que ele estaria “concordando” com a polêmica envolvendo a abertura das comportas de barragens para permitir a realização da Oktoberfest de Blumenau.

Em meio a diversos palavrões, o autor do áudio afirma que pessoas morreriam em cidades como Laurentino, Rio do Oeste e Taió, todas no Alto Vale do Itajaí, para garantir a continuidade da festa em Blumenau, e que o prefeito de Rio do Sul era conivente com a situação.

Diversas pessoas, porém, encaminharam o áudio para amigos e afirmaram que a voz pertencia ao prefeito de Laurentino, Marcelo Costa (MDB). Já outras afirmaram ser de Horst Alexandre Purnhagen (MDB), prefeito de Taió – o que poderia causar um conflito político em meio às emergências vivenciadas pelas cidades. Procurado pela reportagem, Costa negou a autoria do áudio. Já Purnhagen não retornou as tentativas de contato.

Prefeito de Rio do Sul, Thomé também afirmou que o áudio não foi enviado por Costa, tampouco por Purnhagen. “Tem muita gente sem ter o que fazer, desinformada, e grava aúdio confundindo a ideia das pessoas. E tem gente agora, de maneira equivocada, dizendo que o áudio é do prefeito de Taió. É uma pessoa desinformada, confundido a cabeça das pessoas”, afirmou Thomé.

Os municípios do Alto Vale seguem trabalhando no enfrentamento das cheias. Segundo o Corpo de Bombeiros Militares de Santa Catarina (CBMSC), foram registradas mais de 870 ocorrências em decorrências das chuvas na região e 861 pessoas precisaram ser retiradas de áreas alagadas. Além disso, 112 animais foram resgatados.