A pedido do vereador Obadias Benones (Avante), a Câmara de Criciúma vai realizar Audiência Pública para o debate da segurança na rede municipal de ensino.
A violência cresceu significativamente e até as instituições de ensinos acabaram como alvos de criminosos.
O vereador lembra algumas fatalidades que ocorreram nas escolas brasileiras, inclusive em Santa Catarina. O mais recente na última semana, em Blumenau.
A audiência pública ocorrerá no dia 27, às 19h, na Câmara de Vereadores. Haverá a participação dos presidentes de bairros de Criciúma, da Polícia Militar, Polícia Civil, Secretaria de Educação Municipal e dos demais interessados.
Moção de Apoio
A Moção de Apoio 13/2023 foi aprovada no Plenário da Câmara.
De autoria do vereador Juarez de Jesus (PSD), o texto apoia o Projeto de Lei n.° 100/2023, da deputada estadual Ana Campagnolo (PL), que institui o Programa de Vigilância e Monitoramento da Rede Estadual de Ensino. O objetivo é aumentar a segurança dos estudantes e dos trabalhadores.
Demandas
Ao executivo municipal, a vereadora Giovana Mondardo (PCdoB) solicita algumas informações sobre a quantidade de orientadores nas unidades escolares do município e se é possível a ampliação do número destes profissionais.
Devido ao alto número de crimes que estão acontecendo, a parlamentar questiona se é possível reforçar a segurança dos alunos, professores e demais colaboradores das unidades escolares com contratação de profissionais especializados nesta área.
Ela pergunta se pode haver a contratação de estagiários, que estão na graduação de licenciatura, para auxiliar nos trabalhos realizados pelos professores em sala de aula. Caso seja possível, solicita uma data de previsão para mais contratações.