Ao menos duas pessoas morreram e pelo menos 60 ficam feridas após um atentado terrorista em uma feira de natal em Magdeburg, na província da Saxônia-Anhalt, na Alemanha; entre as vítimas fatais confirmadas está uma criança pequena; a imprensa local fala em mais de 10 mortos. .
O ataque ocorreu durante a noite desta sexta-feira (20), quando o local estava lotado; um carro em alta velocidade atropelou várias pessoas, e segundo a polícia local, havia explosivos dentro do veículo, dirigido por um médico da Arábia Saudita.
“Este é um evento terrível, principalmente agora, nos dias que antecedem o Natal”, disse Reiner Haseloff, primeiro-ministro da província. Haseloff também confirmou que o motorista foi preso pela polícia e que é um médico da Arábia Saudita.
Em um vídeo que circulou pelas redes sociais, de uma posição acima do mercado, mostra o carro, dirigindo em alta velocidade por uma multidão caminhando entre duas fileiras de barracas do mercado.
BREAKING:
Islamist car-ramming terror attack against Christmas market in Magdeburg, Germany kills at least 11 people and wounds more than 60.
— Visegrád 24 (@visegrad24) December 20, 2024
O jornal alemão “Bild” fala em pelo menos 11 mortos e até 80 feridos, mas não identifica a fonte da informação. O veículo usado seria um BMW escuro.
Segundo testemunhas, o motorista se dirigiu diretamente para a multidão.
Segundo a emissora alemã MDR Saxônia-Anhalt, o porta-voz do governo, Matthias Schuppe, confirmou o ataque e falou em ato terrorista.
Em 2016, um ataque similar ocorreu em uma feira de Natal na capital, Berlim, em 19 de dezembro; um extremista islâmico atropelou uma multidão com um caminhão, deixando 13 mortos e ferindo dezenas de outros. Ele foi morto dias depois em um tiroteio na Itália.
PF prende investigado do 8/1 que violou tornozeleira eletrônica
O chanceler alemão, Olaf Scholz, fez um post no X expressando solidariedade às vítimas:
“Meus pensamentos estão com as vítimas e seus entes queridos. Estamos ao lado delas e de todos os moradores de Magdeburg. Meus agradecimentos a todos os serviços de emergência nessas horas difíceis.”
Magdeburg, que fica a oeste de Berlim, é a capital do estado da Saxônia-Anhalt e tem cerca de 240.000 habitantes.