A Defesa Civil de Santa Catarina divulgou uma nota meteorológica e alerta para a chuva intensa no Estado.
Nesta quarta-feira (1º), o calor intenso combinado com a atuação de instabilidades no Rio Grande do Sul favorece a ocorrência de temporais isolados, com chuva pontualmente intensa nas áreas de divisa com o estado catarinense.
Entre o Grande Oeste, Planalto Sul e Litoral Sul, o risco é moderado para ocorrências associadas a alagamentos e enxurradas pontuais.
Durante a tarde, as temperaturas variam entre 25°C e 33°C em grande parte de Santa Catarina.
A partir da madrugada e manhã de quinta-feira (2), a aproximação e o avanço de uma frente fria voltam a intensificar a chuva em todas as regiões catarinenses, especialmente nas áreas de divisa com o Rio Grande do Sul.
As instabilidades inicialmente afetam áreas como Grande Oeste, Planalto Sul e Litoral Sul, a chuva deve ser intensa e volumosa nessas regiões.
Ao longo do dia as instabilidades avançam para as demais regiões.
A condição para temporais com descargas elétricas, fortes rajadas de vento e eventual precipitação de granizo se estende por todo o estado com risco moderado a alto para ocorrências associadas a alagamentos e enxurradas, destelhamentos, danos à rede elétrica e deslizamentos.
Na sexta-feira (3), a frente fria se posiciona sobre Santa Catarina, o que mantém o tempo chuvoso em todas as regiões.
Mais uma vez, há condição para chuva intensa acompanhada de raios, fortes rajadas de vento e eventual precipitação de granizo, principalmente entre o Grande Oeste, Planalto Sul, Litoral Sul e Grande Florianópolis.
No sábado (4), a frente fria segue favorecendo a ocorrência de chuva pontualmente intensa e temporais, principalmente entre o Grande Oeste, Planalto Sul, Litoral Sul e Grande Florianópolis.
Ao final do dia, espera-se um recuo do sistema para o Sul em direção ao Rio Grande do Sul, isso deve favorecer o retorno do tempo firme no domingo (5), em grande parte do Estado.