A atuação de um ciclone extratropical em Santa Catarina provocou fortes rajadas de vento nesta quinta-feira, 13.
Conforme a Defesa Civil, em Siderópolis, no Sul do estado, a velocidade dos ventos chegou a 157,4 km/h.
Foram analisados dados do Insituto Nacional de Meteorologia (INMET) e da Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (Epagri). Bom Jardim da Serra registrou rajadas que chegaram a quase 147 km/h.
Confira a velocidade dos ventos nos municípios, conforme monitoramento da Defesa Civil:
Ao longo de toda semana a Defesa Civil de Santa Catarina emitiu Avisos e Alertas para a população sobre as rajadas intensas de vento. O órgão recomenda ainda medidas de segurança em ocorrências com ventos fortes. É fundamental buscar local seguro; ficar longe de árvores, placas, postes e outros objetos que possam ser arremessados; manter de janelas.
Conforme a Defesa Civil, à medida que o ciclone vai se afastando para o alto mar, passa a atuar uma intensa massa de ar frio em Santa Catarina.
“Para os próximos dias teremos a presença de um fenômeno chamado de inversão térmica: quando as temperaturas máximas ocorrem pela manhã e vão caindo ao longo do dia”, explica o meteorologista Caio Guerra.
Importante
Qualquer problema deve ser comunicado à coordenadoria municipal de Defesa Civil, através do telefone de emergência 199 ou para o Corpo de Bombeiros, no número 193. Além disso, a Defesa Civil de Santa Catarina conta com atendimento de 24 horas por dia e 7 dias por semana, com equipes de prontidão para qualquer emergência.