Associação Somos 14º Batalhão fecha 2023 com duas importantes ações

Janete Mokwa (E), Sandro Rogério Wille e Kuze avaliaram o trabalho da associção em 2023 | Foto: Fábio Junkes/OCP News

Por: Claudio Costa

14/12/2023 - 07:12 - Atualizada em: 14/12/2023 - 10:08

A Associação Somos 14º Batalhão finaliza 2023 com duas importantes ações em Jaraguá do Sul e Guaramirim. A primeira delas será realizada nesta sexta-feira (14), quando a tropa do 14º BPM (Batalhão de Polícia Militar) participa de um almoço de confraternização.

Na próxima terça-feira (19), será feita uma ação social nos condomínios Nova Guaramirim e Guara. O Papai Noel vai distribuir presentes para todas as crianças que moram nos dois residenciais localizados no bairro Corticeira.

A comunidade ainda pode ajudar a associação com os dois eventos, doando recursos para a compra de itens que serão sorteados para os policiais militares e para a compra de presentes para as crianças já cadastradas pelos voluntários da entidade.

O contato pode ser feita com a presidente da associação, Janete Mokwa, através do telefone (47) 9 9979-1052, e com a secretária do Comando do 14º BPM, Daniela Lenzi, através do telefone (47) 9 9973-0323.

Baile de Gala

Janete ressalta que esses eventos fecham com chave de ouro o ano. Ela destaca que a volta do Baile de Gala do 14º Batalhão foi um sucesso e a receita está sendo implementada no auxílio aos policiais militares que atuam na região.

“Nós temos que agradecer a todas as pessoas que compraram os seus ingressos e tornaram o baile de gala o melhor evento em Jaraguá do Sul. Com este valor arrecadado, nós podemos suprir demandas do 14º Batalhão. São demandas que o Estado não consegue atender e que abraçamos através do nosso trabalho voluntário”, frisa Janete.

A presidente ressalta que a entidade ajudou a reestruturar o batalhão nos últimos seis anos. Foram inúmeras reformas e benfeitorias realizadas na unidade e que tiveram uma importante participação da comunidade. Obras nas salas das equipes da Rocam (Rondas Ostensivas com Apoio de Motocicletas), do Pelotão de Patrulhamento Tático, do Proerd (Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência), da Radiopatrulha e na guarita, por exemplo, foram realizadas com a ajuda da associação.

“A associação só obteve sucesso nesses seis anos, pois as pessoas estão nos dando cada vez mais credibilidade. Elas sabem que o dinheiro será bem empregado, pois está sendo investido na tropa do 14º Batalhão. As pessoas estão sempre muito abertas para ajudar a Polícia Militar, pois existe uma gratidão muito grande por parte da população”, frisa, ao lembrar do importante apoio da Justiça e do Ministério Público de Santa Catarina.

Preenchendo lacunas

O comandante do 14º Batalhão de Polícia Militar, tenente-coronel João Kuze, ressalta que a Associação Somos 14º Batalhão supre uma lacuna que os convênios não alcançam. Além do dinheiro investido pelo Estado, há os repasses feitos pela Prefeitura de Jaraguá do Sul. Esse dinheiro abastece as viaturas, paga os salários e equipa a tropa.

“Porém, existem demandas que são urgentes. Se um policial conseguiu vaga para um determinado curso, ele terá que adquirir um enxoval. Mas a gente não tem esse recurso, não há tempo para processo licitatório ou mesmo uma compra direta. Então, a associação financia o que é necessário para essa capacitação. Temos reformas no batalhão, aparelhamento de guarnições, a compra de equipamentos para substituir quebrados. Isso ocorre quase que diariamente no nosso batalhão. A Janete está toda a semana aqui e toda semana tem uma entrega, seja auxiliando um policial em algum curso ou a família de um PM em um momento de dificuldade”, ressalta Kuze.

O oficial lembra que esse é um diferencial que contribui para o case de sucesso que é a segurança pública em Jaraguá do Sul. Kuze destaca que há um interesse crescente no apoio ao trabalho da entidade. O tenente-coronel avalia que a associação é um importante canal para que a comunidade faça parte do esforço dos voluntários em melhorar a qualidade de vida dos policiais militares de Jaraguá do Sul, Guaramirim, Schroeder, Massaranduba e Corupá.

Parceiros na ação Cidade Mais Segura

 

Frigorífico Theilacker;

Frigorífico São Pedro;

Família Castro, de Corupá;

Marlian Contabilidade;

Nanci Zimmermann;

Xenonio Equipamentos Médicos;

Santer Empreendimentos;

Vê Mais;

Maba Tintas;

Marchitex Malhas;

Moinho Jaraguá;

Königs Bier;

Sicoob Agência Marlian;

Cosmos;

Frigorífico Weiller.

Notícias no celular

Whatsapp

Claudio Costa

Jornalista pós-graduado em investigação criminal e psicologia forense e pós-graduando em perícia criminal.