Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

Associação Amigos da Segurança Pública de Jaraguá do Sul e Região recebe medalha de Mérito da Segurança Pública de SC

Álvaro Leitholdt conta que a homenagem foi concedida após uma indicação feita pelo 13º Núcleo de Polícia Científica, em Jaraguá do Sul | Foto: Fábio Junkes/OCP News

Por: Claudio Costa

12/12/2022 - 16:12 - Atualizada em: 12/12/2022 - 18:50

Há oito anos, a Associação Amigos da Segurança Pública de Jaraguá do Sul e Região realiza ações em prol das polícias Civil, Militar, Científica e Penal. Neste ano, a entidade recebeu a medalha de Mérito da Segurança Pública do Estado de Santa Catarina “Luiz Carlos Schmidt de Carvalho”.

A condecoração é concedida a pessoas físicas e jurídicas que tenham prestado relevantes serviços às causas da segurança pública no Estado. Porém, o presidente da associação, Álvaro Leitholdt, conta que essa é a primeira associação a receber a comenda desde que foi criada.

A medalha homenageia o então secretário da Segurança Pública, promotor do Ministério Público de Santa Catarina e professor especialista em Direito de Família Luiz Carlos Schmidt de Carvalho. Leitholdt afirma que a homenagem foi concedida após uma indicação feita pelo 13º Núcleo de Polícia Científica, em Jaraguá do Sul.

“Um colegiado em Florianópolis, formado por desembargadores, julga quem vai receber essa medalha. A nossa associação foi a primeira a receber essa homenagem e isso vem coroar anos de trabalho. É um reconhecimento do Estado pelo nosso trabalho em prol da segurança pública”, comenta Leitholdt.

“É um dever do cidadão se doar não apenas pela segurança pública, mas também pela saúde, pela educação e tantas outras áreas. É necessário que as pessoas busquem maneiras de melhorar os diversos setores da sociedade e Jaraguá do Sul é um exemplo disso”, completa.

Leithold destaca que o OCP é um dos grandes parceiros da Associação Amigos da Segurança Pública de Jaraguá do Sul e Região. O jornal dá visibilidade para as ações desempenhadas e as pessoas se interessam em ajudar em prol da segurança pública.

“Através do OCP, as pessoas sabem que as ações da associação dão retorno para a sociedade. Elas acabam vendo que o seu bairro está mais seguro por causa desses esforços. O valor que a gente investe é pouco comparado com uma viatura, por exemplo, mas nós acabamos investindo em questões que o Estado não consegue”, frisa.

Além de promover investimentos na área de segurança pública, a associação busca ajudar na integração dos órgãos de segurança pública. Ele conta que esse esforço começou com o promotor Márcio Cota, que atuou na 4ª Promotoria de Justiça de Jaraguá do Sul e hoje está à frente do Gaeco (Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado).

“Se algum novo integrante da segurança pública chega na cidade, nós ajudamos a fazer essa integração. Isso começou há oito anos com o promotor Cota e nós damos continuidade até hoje”, reforça.

 

Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

Claudio Costa

Jornalista pós-graduado em investigação criminal e psicologia forense, perícia criminal, marketing digital, em inteligência artificial e pós-graduando em gestão de equipes.