Após um ano, novos deslizamentos complicam situação da SC-108, em Guaramirim

Foto Fábio Junkes/OCP News

Por: Claudio Costa

06/02/2020 - 14:02 - Atualizada em: 06/02/2020 - 16:39

  • SC-108 foi interditada na noite de quarta-feira
  • Após um ano, novos deslizamentos ocorreram na área
  • A precipitação registrada no período de 72 horas foi de 155 milímetros

 

Após quase um ano, o trecho interditado da SC-108 voltou a registrar deslizamentos em Guaramirim. Na noite desta quarta-feira (5), a rodovia foi fechada no quilômetro 34 após novas ocorrências serem observadas em áreas fora do local das obras.

De acordo com o coordenador regional da Defesa Civil de Santa Catarina, Osvaldo Gonçalves, uma nova área do Morro do Schmidt cedeu. O ponto estava com a cobertura de vegetação e não estava contemplado pelo projeto do muro de contenção.

“Não houve nenhum tipo de erosão ou deslizamento na área em que o muro de contenção está sendo construído e onde houve o desabamento da pista da SC-108. Houve um pequeno deslizamento na área de escavação, mas isso é normal”, comenta Gonçalves.

Situação agravada

Guaramirim registrou uma grande quantidade de chuvas entre domingo e quarta-feira. A precipitação registrada no período de 72 horas foi de 155 milímetros. A situação foi agravada pelo peso dos veículos que passam pela rodovia e pela infiltração de uma canalização de água no morro.

“Esse foi uma espécie de ‘test drive’ para a contenção e a avaliação é positiva. Essa região é bem volumosa na parte hídrica e tem muita água aqui. Nós constatamos um novo deslizamento na área fora da obra, mas no próprio Morro do Schmidt. Nós vamos fazer um plano de trabalho para a sequência desse morro’, adianta.

 

Receba no seu WhatsApp somente notícias sobre Segurança Pública da região (Trânsito, Operações Policiais. etc…):

Telegram