A Polícia Civil de Santa Catarina, por meio do Departamento de Investigações Criminais (DIC) de Joinville, com apoio da Delegacia de Proteção Animal de Joinville, deflagrou nesta terça-feira (28/10), a Operação “Gaiola Vazia”.
Foram cumpridos quatro mandados de busca e apreensão nos bairros Vila Nova, Aventureiro, Boehmerwald e Bom Retiro. Quatro homens foram presos em flagrante, sendo autuados por receptação qualificada, associação criminosa e maus-tratos.
No total foram apreendidos 211 passeriformes (“passarinhos”, na linguagem popular) e 1 psitacídeo (grupo que inclui papagaios, periquitos, araras e cacatuas). As espécies não foram divulgadas. Os animais foram destinados ao Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina, onde passarão por reabilitação com vistas a sua soltura na natureza.
A Operação “Gaiola Vazia” é decorrente de uma investigação anterior que teve início há cerca de três meses. Os policiais apuraram que o comércio ilegal de animais silvestres e anilhas eram práticas constantes do grupo, sendo a principal fonte de renda de alguns dos investigados. O trabalho agora prossegue, com vistas à identificação dos demais associados.
A ação contou com o apoio da Delegacia de Proteção Animal de Blumenau, do Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina e da Polícia Científica de Joinville.