Após temporal, uma pessoa morre e 500 ficam desabrigadas em cidade do RS

Por: OCP News Jaraguá do Sul

12/03/2017 - 21:03 - Atualizada em: 12/03/2017 - 21:50

Com informações do portal G1.

São Francisco de Paula, na Serra Gaúcha, é um dos municípios mais afetados pelo temporal que atingiu parte do Rio Grande do Sul na manhã deste domingo (12). Segundo o jornal Zero Hora, uma pessoa morreu e pelo menos 500 estão desabrigadas.

Durante a tarde, o subchefe da Defesa Civil estadual, tenente-coronel Jarbas de Avila, afirmou ao portal G1 que pelo menos 10 pessoas estão desaparecidas e duas mortes haviam sido confirmadas, as de “uma criança de dois anos e um jovem”, em ocorrências distintas. Na noite deste domingo (12), porém, a Defesa Civil corrigiu esse número e afirmou que apenas uma morte foi confirmada, a do jovem. Ele foi identificado como Claudemir Gomes de Freitas, de 24 anos.

As famílias desabrigadas estão sendo encaminhadas ao ginásio municipal. A prefeitura mobiliza equipes para levar alimentos e roupas secas para os moradores. Segundo a Defesa Civil, cerca de 200 pessoas estão no local. Escolas e outros dois ginásios da cidade também estão recebendo moradores que ficaram desabrigados após suas casas serem danificadas.

Foto: WhataApp/Divulgação

Foto: WhataApp/Divulgação

A Brigada Militar do município conta com o apoio do Corpo de Bombeiros de cidades vizinhas para fazer os resgates. O acesso às famílias atingidas é difícil em função do número de árvores que caíram com o forte vento e bloqueiam as ruas. A Defesa Civil alerta para a necessidade de doações principalmente de lonas, telhas, alimentos e roupas.

Conforme o governo do estado, os moradores da cidade estão sem energia elétrica e devem receber reforço no policiamento – já solicitado – para evitar saques às residências. O governador em exercício José Paulo Cairoli viajará ao município, na manhã desta segunda (13), para verificar os danos e prestar todo o apoio necessário à comunidade.