LEGENDA: Barreiras e abordagens são realizadas em diversos pontos da região | Foto: Cláudio Costa

OLHO: “As barreiras são sempre realizadas com um viés criminal. Nós queremos impedir que marginais venham até aqui para tentar cometer algum crime". Tenente-coronel Márcio Leandro Reisdorfer, comandante do 14º BPM

DESTAQUE: No primeiro semestre de 2019, foi registrada redução de 19% no número nos roubos e furtos em Jaraguá do Sul.

Após a ocorrência de dois roubos e uma tentativa de latrocínio em Jaraguá do Sul e Guaramirim, o comando da Polícia Militar decidiu desencadear a operação Murum 2. Desde a noite desta terça-feira (27), guarnições da PM estão realizando ações em diversos pontos da região.

A tentativa de latrocínio ocorreu na madrugada de domingo, quando três pessoas invadiram uma residência e esfaquearam o morador. Na terça, um assalto contra uma farmácia e outro contra uma residência, ambos na Ilha da Figueira, também movimentaram os PMs. As informações iniciais são de que os bandidos que atuaram nos dois últimos crimes são de outras cidades.

Foto: Cláudio Costa/OCP News

De acordo com o comandante do 14º Batalhão de Polícia Militar, tenente-coronel Márcio Leandro Reisdorfer, o trabalho da PM é muito dinâmico e, após o registro de eventos que saem da normalidade, é necessário ter uma reação proporcional.

“Isso nos faz pensar o policiamento de uma forma diferente e realizar ações nesse sentido. Nós sempre estamos analisando todos os fatos ocorridos na cidade. O mapeamento de pontos sensíveis e de onde vamos aplicar um reforço no policiamento é feito através de uma inteligência artificial e da percepção do nosso efetivo”, destaca.

Atuação nos limites da cidade

Reisdorfer explica que a operação Murum 2 busca fiscalizar os limites da cidade. Os pontos sensíveis identificados pelos policiais militares recebem reforços e são realizadas barreiras policiais. Também são feitas varreduras com abordagens a veículos suspeitos.

“As barreiras são sempre realizadas com um viés criminal. Nós queremos impedir que marginais venham até aqui para tentar cometer algum crime. Nós aumentamos a ostensividade com mais viaturas, além daquelas que já se encontram no policiamento”, frisa o comandante.

Foto: Cláudio Costa/OCP News

Redução dos índices

O comandante destaca que houve uma redução significativa no número de roubos e furtos em Jaraguá do Sul. No primeiro semestre de 2019, houve queda de 19% no número nos roubos e furtos na cidade em comparação ao mesmo período do ano passado.

"Nós só temos a agradecer ao efetivo da Polícia Militar na região, os policiais militares que estão diuturnamente na rua, da Radiopatrulha, Tático, Rocam e Canil. Também há a importante atuação das ações preventivas, através das redes de vizinhos e dos conselhos de segurança”, enfatiza o tenente-coronel.

 

Receba no seu WhatsApp somente notícias sobre Segurança Pública da região (Trânsito, Operações Policiais. etc...):