Após Formatura do Fogo, futuros PMs começam período de estágio

Por: Claudio Costa

10/11/2017 - 06:11 - Atualizada em: 11/11/2017 - 10:03

Os 30 policiais do Curso de Formação de Soldados 2017 começaram uma importante fase na preparação para atuar na comunidade. O estágio supervisionado dos futuros policiais militares iniciou na noite de quinta-feira (9), durante a abertura da 29ª edição da Schützenfest. De acordo com o comandante do 14º Batalhão de Polícia Militar, tenentecoronel Gildo Martins de Andrade Filho, após reforçarem o policiamento de prevenção nos 11 dias da Festa dos Atiradores, os estagiários vão atuar em diversas operações nos cinco municípios da região de abrangência do batalhão.

“Como são 30 alunos, cada município vai receber seis. Durante o estágio serão feitas operações com barreira de trânsito, operações em bares e de policiamento ostensivo. Enfim, todo o serviço preventivo em cada um dos cinco municípios. O objetivo também é trazer um pouco de tranquilidade para as nossas cidades durante esse período”, comenta Gildo Andrade. De acordo com o tenente-coronel, a região pode receber 40 novos soldados. “Nossa briga, por assim dizer, é que, após o curso de formação feito em todo o Estado, com o total de 920 soldados, nós recebamos 40 policiais militares, no mínimo. Depois, eles serão distribuídos nos cinco municípios”, antecipa.

Os alunos soldados começaram o curso no dia 2 de maio e tiveram aulas de saúde, aptidão física, ciência comportamental, técnicas de abordagem e teoria do tiro. De acordo com o coordenador do Curso de Formação de Soldados, major Aires Volnei Pilonetto, é grande a preocupação para que o quartel-escola forme bons policiais para a Polícia Militar de Santa Catarina. “O 14º BPM se preocupou bastante com essa turma. Agora, após a entrega do fardamento na Formatura do Fogo, esses alunos soldados vão para as ruas para o estágio supervisionado. Esperamos que eles tenham terminado toda a preparação até o início de dezembro”, conta o major da PM.

Na noite de quarta-feira (8), eles participaram por um importante ritual de passagem. A Formatura do Fogo foi realizada no 14º Batalhão de Polícia Militar, local que abrigou as atividades de treinamento. A cerimônia, que contou com a presença de oficiais e das famílias dos alunos marca a primeira vez que os formandos utilizam o fardamento da Polícia Militar.

O aluno soldado Bruno Carlos, 27 anos, passou por todos os desafios do curso. Para ele, o treinamento foi muito dignificante. “Algumas das etapas testaram valores e trouxe algumas dificuldades que não esperávamos. Mas, graças a Deus, todos nós conseguimos superar. Foram atividades que só trouxeram benefícios a todos. Eu acredito que todo mundo está saindo melhor do que entrou”, conta, ao ressaltar que a formatura é muito esperada pelos alunos. “Desde que nós entramos, a ansiedade pela primeira farda foi algo que mexeu muito com a gente. Teve um pouco de demora, mas a gente recebeu e está aqui comemorando esse momento”, completa.

LEIA MAIS:

– Confira como será o esquema para você se sentir seguro na 29ª Schützenfest