Após 11 dias de interrupção, os voos de balão foram retomados em Praia Grande, no Sul de Santa Catarina, na manhã desta quarta-feira (2), com novos procedimentos de segurança. Entre as medidas, estão a instalação de dois extintores de incêndio em cada balão, o uso de rádios intercomunicadores e de uma manta anti-chamas, além de melhorias técnicas no manuseio dos equipamentos.
As atividades foram suspensas no dia 21 de junho, quando um balão com 21 pessoas pegou fogo e caiu, matando 8 turistas e deixando outros 13 feridos.
A partir da tragédia, novo protocolo de segurança foi estabelecido, como os equipamentos de combate a incêndios e um serviço meteorológico emitido pela Associação de Pilotos e Empresas de Balonismo (AVIBAQ) todas as noites, às 20h. Um grupo de meteorologistas informa as condições climáticas liberando ou não o voo para o dia seguinte.
Inclusive, o retorno do balonismo em Praia Grande estava programado para a sexta-feira (27) seguinte à tragédia, mas foi adiado por decisão da prefeitura e dos profissionais de balonismo, em respeito às famílias das vítimas.