Aplicativo será a nova arma ao combate ao crime em SC

Convênio foi assinado entre a PMSC e MPSC | Foto Divulgação/PMSC

Por: Ewaldo Willerding Neto

26/09/2018 - 11:09 - Atualizada em: 26/09/2018 - 11:38

Colocar um aplicativo para smarthphone à disposição do cidadão catarinense com o objetivo de permitir o acionamento do 190 da Polícia Militar sem fazer ligação, garantindo agilidade nos serviços de segurança e ajuda em situação de risco.

Esse foi o convênio assinado na tarde desta terça-feira, 25, entre a Polícia Militar de Santa Catarina e o Ministério Público de Santa Catarina relacionado ao projeto PMSC Cidadão, no valor de R$ 1.063.087,00.

O projeto do aplicativo PMSC Cidadão, da Polícia Militar de Santa Catarina, foi aprovado e será financiado, integralmente, pelo Fundo para a Reconstituição de Bens Lesados – FRBL, gerenciado pelo Ministério Público do Estado de Santa Catarina.

O documento foi assinado pelo Procurador-Geral de Justiça, Sandro José Neis, chefe do Ministério Público de Santa Catarina e o coronel Carlos Alberto de Araújo Gomes Júnior, comandante geral da PMSC.

Projeto será financiado pelo Fundo para a Reconstituição de Bens Lesados | Foto Divulgação/PMSC

Segundo Sandro José Nei, o PMSC Cidadão aproxima do Estado à população.

“De forma virtual, todo o cidadão poderá colocar no seu celular um dispositivo que vai facilitar a sua comunicação com os órgãos de Segurança Pública, especialmente a Polícia Militar. Em segundo lugar, porque vai dar agilidade e segurança nos atendimentos e terceiro, porque isso também interessa ao Ministério Público, que tem como interesse constitucional a proteção da sociedade”, completou o chefe do MPSC.

Para o coronel Araújo Gomes, a importância do PMSC Cidadão é a segurança e a integração do aplicativo a todas as outras ferramentas digitais da PMSC.

“O projeto conversa com o sistema que nós já temos de atendimento e despacho de emergências. A vantagem é que o aplicativo identifica quem está chamando, diminuindo assim os trotes junto ao 190 e a rapidez das informações”, completou o comandante, que garantiu a disponibilização do PMSC Cidadão para o primeiro trimestre do ano que vem.

Quer receber as notícias no WhatsApp?