Alunos do curso de direito da Católica de SC participaram de um júri simulado no Fórum de Jaraguá do Sul. No último fim de semana, os acadêmicos da 7ª fase tiveram a oportunidade de entender de perto como funciona o Tribunal do Júri. A sessão foi presidida pelo juiz de José Aranha Pacheco.
O exercício começou às 12h de sábado (14) e terminou por volta das 19h. De acordo com o professor de Direito Penal da Católica de SC, Mário Cesar Felippi Filho, um processo real julgado no Fórum da Comarca de Quilombo foi utilizado como base para a simulação.
“Os alunos trabalharam até a fase do plenário, quando desenvolveram a acusação e a defesa. O corpo de jurados foi sorteado na hora e o objetivo foi fazer com que esse júri simulado ficasse o mais real possível de um júri verdadeiro, justamente para os alunos colocarem em prática todo o conhecimento adquirido durante o semestre. A ideia foi justamente aliar a teoria com a prática”, destaca o professor.
Mário destacou o empenho dos alunos em seus papéis. Ele também agradeceu ao juiz José Aranha Pacheco e aos servidores da Justiça pela disponibilidade para a realização do júri simulado em horário fora do expediente. A ação também arrecadou 70 quilos de alimentos não perecíveis, que serão doados para a população carente do município.