Um adolescente de 13 anos, de Imbituba, no Sul de Santa Catarina, morreu após participar de uma atividade perigosa conhecida como “Desafio do Desodorante”, popularizada na plataforma de vídeos TikTok.
A “competição” incentiva jovens a inalarem quantidades perigosas de aerossol contido em desodorantes.
A vítima foi encontrada no dia 8, na varanda de casa, desacordada. O Corpo de Bombeiros e o Samu foram acionados e iniciaram os procedimentos de reanimação. Logo em seguida, ele foi levado ao hospital, mas acabou falecendo.
“Ele era um menino saudável. Nós não sabemos ainda direito o que aconteceu. Achamos um desodorante com ele, provavelmente fez aqueles desafios”, lamentou uma tia do garoto.
A Prefeitura de Imbituba se manifestou em nota e decretou luto no município.
É com profundo pesar que a Prefeitura Municipal de Imbituba comunica o falecimento de Pedro Henrique Pires Custódio Fortunato, de 13 anos.
Pedro era aluno da Escola Básica Henrique Lage, no Centro.
Dedicado ao esporte, participava das escolinhas de futsal e rendimento da Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Esporte (SEDUCE)”.
O velório foi realizado no Ginásio de Esportes Olivar Francisco, no Centro, nesta terça-feira (12).
Perigo
O perigo para a saúde é imenso, pois o desodorante aerossol é feito com substâncias químicas, tais como éter, álcool, gases e alumínio. A prática frequente pode, inclusive, levar à dependência e provocar uma lesão direta dos pulmões. A inalação do aerossol pode causar, também, parada cardíaca por asfixia.
Em busca da audiência a qualquer custo, desafios perigosos no Youtube e TikTok se transformaram em uma isca para angariar mais likes na rede social.
Em fevereiro do ano de 2017, um menino cearense de 11 anos teve 40% do corpo queimado após realizar o “desafio do fogo”. O garoto tentou cobrir as mãos de álcool gel e colocar fogo para apagar logo em seguida. O problema é que a garrafa desse líquido altamente inflamável explodiu antes de o menino realizar a “façanha”.
Outros desafios incluem mastigar pimentas ardidas ou colocar uma colher cheia de canela em pó na boca e aguentar por alguns minutos sem beber água. Esse último também oferece risco de asfixia e lesões na garganta, nas vias respiratórias e no estômago. Nos Estados Unidos, um jovem de 12 anos passou quatro dias internado após realizar o desafio.
A Amazon e o Youtube uniram forças contra o “Tide Pod Challenge”, um desafio que estimula jovens a ingerir cápsulas de detergente líquido. A “brincadeira” já fez mais de 100 vítimas nos Estados Unidos, 86 apenas nas três primeiras semanas registradas em 2018, segundo a Associação Americana de Centros de Controle de Veneno (AAPCC), sigla em inglês.
Com informações do Jornal Razão e Diário do Sul