A Águas de Corupá começa nas próximas semanas a executar as obras de manutenção e ampliação da rede em vários pontos da cidade entre estes nos bairros Isabel, Ano Bom, Bomplandt e XV de Novembro. Além disso, a Autaquia fará a troca gradativa de hidrômetros antigos ou danificados totalizando cerca de mil equipamentos que devem ser substituídos.
Este trabalho de manutenção da rede com a troca de tubulação, segundo o presidente da Autarquia Águas de Corupá, Renato Wedderhoff, é prioridade agora, pois evita desperdício de água tratada em caso de vazamentos. Já a troca de hidrômetros antigos, levará a autarquia a ter um registro mais preciso do consumo de água em residências e estabelecimentos.
Para ampliação e manutenção da rede e maior eficiência dos registros, a Águas de Corupá está realizando um pregão para aquisição de tubos em PVC e hidrômetros no valor global de R$296 mil. “Se fizermos um controle do desperdício de água por meio de troca de tubos e controle dos hidrômetros, podemos investir o que é arrecadado pela autarquia em melhorias da rede, em novos reservatórios e equipamentos de tratamento” destaca Renato.
Também está nos planos da Águas de Corupá a instalação de macromedidores nos reservatórios para que seja apurado o valor real de água que acaba sendo desperdiçada em vazamentos na rede até o consumidor final.
Atualmente, a Águas de Corupá conta com cerca de 3.700 ligações e recebe pelo menos 15 pedidos de novas ligações por mês. A autarquia conta com dois reservatórios de 750 mil litros e 400 mil litros na ETA ( Estação de Tratamento de Água), no bairro Ano Bom, e outro de 100 mil litros no bairro Seminário.