Aeronaves Arcanjo terão aparelho de ultrassom

Foto: Secom SC/Divulgação

Por: OCP News Jaraguá do Sul

23/02/2018 - 17:02 - Atualizada em: 25/02/2018 - 08:48

A partir da próxima segunda-feira (26), as aeronaves Arcanjo 1, sediada em Florianópolis e Arcanjo 3, com base em Blumenau, serão equipadas com aparelhos portáteis de ultrassom para uso dos médicos. O coordenador estadual do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), coronel João Batista Cordeiro Júnior, explicou que o objetivo é incrementar o suporte avançado à vida e antecipar as informações nos casos em que os pacientes precisam ser encaminhados para o hospital.

 Quer receber as notícias do Aconteceu em Jaraguá do Sul no Whatsapp? Basta clicar aqui

“Será possível identificar quadros ou lesões graves em pacientes atendidos, intervindo imediatamente e, quando não for possível a intervenção fora do ambiente hospitalar, que o hospital de destino possa receber as informações e imagens do exame antes da chegada do paciente, podendo adiantar a preparação de equipes cirúrgicas”, esclarece.

O investimento totaliza R$ 47,1 mil incluindo a aquisição dos equipamentos e o treinamento dos nove médicos que vão atuar nas aeronaves. Os recursos investidos foram captados junto ao Poder Judiciário. Com a operacionalização do serviço, Santa Catarina torna-se o único estado do Brasil a utilizar este tipo de aparelho para diagnóstico das vítimas de traumas, já no local dos acidentes. “Esse é um grande avanço no atendimento pré-hospitalar do SAMU e Corpo de Bombeiros Militar no território catarinense”, destaca o secretário de Estado da Saúde, Acélio Casagrande.

Ultrassom

O ultrassom é um equipamento usado no diagnóstico médico que usa a emissão de ondas em determinadas frequências formando uma imagem de órgãos e estruturas internas do corpo humano. Seu uso na emergência e nas enfermarias brasileiras ainda é pequeno, considerando que era um equipamento de grandes dimensões e que exigia um profissional especializado para a operação e interpretação do exame.

Com o avanço das tecnologias foi possível ter aparelhos menores e mais baratos. O ultrassom pode ser usado, por exemplo, para a detecção de hemorragia interna na cavidade abdominal e para guiar o acesso venoso (periférico e central).

Capacitação

Investimentos em capacitação também tornam a atuação dos profissionais mais eficiente. No próximo sábado (24), Samu da Secretaria de Estado da Saúde (SES) e o Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina realizarão em Balneário Camboriú, um curso de capacitação no 13° Batalhão de Bombeiros Militar. O curso, dirigido para 17 médicos, com duração de um dia e certificado pela Sociedade Brasileira de Atendimento Integrado ao Trauma (SBAIT), será ministrado por uma equipe de profissionais de São Paulo.