Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

Adolescente sofre reação alérgica após comer camarão em praia de Florianópolis

Foto Leonardo Sousa/PMF

Por: Ewaldo Willerding Neto

12/08/2025 - 05:08

Uma adolescente de 13 anos, turista de Rondônia, apresentou um quadro grave de reação alérgica após ingerir camarão em uma praia de Florianópolis. A jovem apresentava sinais compatíveis com choque anafilático, incluindo edema de glote, dificuldade para respirar, vermelhidão generalizada e urticária. O fato ocorreu na tarde desta segunda-feira (11).

Ela foi atendida inicialmente por uma guarnição de guarda-vidas do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC).

Diante da gravidade, os bombeiros aferiram os sinais vitais, mantiveram o monitoramento contínuo e posicionaram a vítima de forma a facilitar a respiração. Em seguida, solicitaram via rádio o suporte avançado. Poucos minutos depois, uma aeronave Arcanjo e uma ambulância do CBMSC chegaram ao local. A paciente recebeu medicação, foi estabilizada e encaminhada ao Hospital Infantil de Florianópolis.

O CBMSC alerta para que pessoas com histórico de alergias alimentares informem previamente familiares, amigos e estabelecimentos sobre a condição, além de portar, sempre que possível, medicação de uso emergencial prescrita por um profissional de saúde.

Sintomas da alergia a camarão:

  • Leves a moderados: urticária (placas vermelhas na pele), inchaço nos lábios, rosto, língua ou garganta, coceira, congestão nasal, espirros, coriza, náuseas, cólicas, vômitos, diarreia.
  • Graves (Anafilaxia): dificuldade para respirar, chiado no peito, tontura, desmaio, queda da pressão arterial, aperto na garganta, confusão, perda de consciência.

O que fazer em caso de reação alérgica:

  • Se os sintomas forem leves, anti-histamínicos podem ajudar a aliviar o desconforto, mas não previnem a anafilaxia.
  • Em caso de anafilaxia, procure atendimento médico de emergência imediatamente. O tratamento pode envolver a aplicação de adrenalina (epinefrina) para reverter os sintomas graves.
  • É importante ter um plano de ação para alergia a camarão, que inclua evitar o consumo de camarão, saber reconhecer os sintomas de anafilaxia e ter a medicação de emergência disponível.

Prevenção:

  • A melhor forma de prevenir a alergia ao camarão é evitar o seu consumo.
  • Ao comer fora, informe o garçom sobre sua alergia e peça para evitar a contaminação cruzada.

Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

Ewaldo Willerding Neto

Jornalista formado pela UFSC com 30 anos de atuação.