Açougueiro é indiciado por maus-tratos após morte de pit bull em Florianópolis

Foto: Arquivo/OCP

Por: Ewaldo Willerding Neto

25/03/2024 - 08:03 - Atualizada em: 26/03/2024 - 23:48

A Polícia Civil de Santa Catarina (PCSC) indiciou um açougueiro pelo crime de maus-tratos após o trágico incidente que resultou na morte de um cachorro da raça pit bull, ocorrido em julho de 2023, em Florianópolis. O inquérito foi encerrado oito meses após o ocorrido, seguindo a repercussão de outro caso semelhante na região.

Após a ocorrência do crime, a PCSC identificou o suspeito, que teve sua prisão preventiva decretada em 12 de julho de 2023. Na época, o Ministério Público de Santa Catarina (MPSC) também se manifestou a favor da prisão, porém, o Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJSC) considerou que não havia requisitos para que o acusado permanecesse detido.

Apesar do recurso do MP, até o momento, o autor do crime não foi localizado para intimação. Ainda assim, a PCSC encerrou o inquérito e indiciou o açougueiro por maus-tratos contra animais, crime passível de pena de 2 a 5 anos de prisão, além de multa. O caso agora seguirá para tramitação no Poder Judiciário.

O crime ocorreu em 4 de julho de 2023, no bairro Tapera, no Sul da Ilha de Santa Catarina. O cão, carinhosamente chamado de ‘Torresmo’, estava preso atrás de um portão quando foi atacado pelo açougueiro. A investigação da PCSC concluiu que o animal “não ofereceu qualquer ameaça” ao acusado. Infelizmente, Torresmo não resistiu aos ferimentos e veio a falecer no local.

Esse desdobramento marca mais um passo na busca por justiça em casos de maus-tratos contra animais, evidenciando a importância de punir severamente os responsáveis por tais atos de crueldade.