Acijs reforça pedido por maior atenção à região em encontro com o comando da PM

Foto: Caroline Stinghen

Por: Elisângela Pezzutti

19/07/2023 - 14:07 - Atualizada em: 19/07/2023 - 15:13

Durante encontro entre a diretoria da Acijs (Associação Empresarial de Jaraguá do Sul) e lideranças locais nesta terça-feira (18), com o comando geral da Polícia Militar de Santa Catarina, foi reforçado o pedido de atenção à necessidade de um maior efetivo policial para atender os municípios da região.

A presidente da Acijs e do Cejas (Centro Empresarial de Jaraguá do Sul), Ana Clara Franzner Chiodini, reconheceu o sucesso da parceria entre o setor produtivo, o poder público e a comunidade, que tem contribuído para manter indicadores positivos na segurança pública, colocando a cidade e a região entre as mais seguras do país.

Entretanto, a empresária enfatizou a importância de manter a qualidade dos índices e estabelece como meta constante o comprometimento da classe empresarial junto ao Governo do Estado. Um dos desafios é buscar o equilíbrio entre o crescimento populacional e o efetivo policial disponível nos municípios da região, que atualmente sofrem com a defasagem pela falta de formação de novos soldados para o policiamento ostensivo.

O vice-presidente de Segurança, Luiz Carlos Buzzarello, ressaltou o empenho das entidades representadas pelo Centro Empresarial, juntamente com a Prefeitura, Câmara de Vereadores, Poder Judiciário, Ministério Público e outras instituições, que fazem parte da Associação de Segurança Pública de Jaraguá do Sul e Região, incluindo o Conselho Penitenciário Regional. Eles atuam de forma pró-ativa, apoiando o trabalho dos órgãos de segurança, mas demonstram preocupação com a defasagem no efetivo.

Durante o encontro, foram apresentadas sugestões, como a criação de um contingente que atue em expediente estendido, e a organização de um curso específico para uma turma de candidatos a policiais que após formados permaneçam na região.

Lideranças como a presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas, Vergimari Rodrigues Simões Pires, o presidente da Câmara de Vereadores, Luiz Fernando Almeida, o presidente da Associação de Segurança Pública, Leandro Schmöckel Gonçalves, o deputado estadual Antídio Lunelli e a secretária de educação Emanuela Wolff, que participaram do encontro, também reforçaram o pedido e destacaram que o aumento do efetivo policial é a principal demanda da região.

Foto: Caroline Stinghen

Durante o encontro, o coronel Aurélio José Pelozato da Rosa ressaltou o compromisso do governador Jorginho Mello em manter Santa Catarina em destaque com relação aos indicadores de segurança pública entre os estados brasileiros. Ele mencionou as dificuldades para a recuperação de contingentes em todo o estado, mas informou que uma nova formação em curso será concluída no próximo ano, com a inclusão de mais 500 soldados e novos cadetes que serão deslocados para os municípios.

O comandante da PM/SC também informou que as sugestões apresentadas serão analisadas no contexto das inovações que a Polícia Militar tem buscado para a área da segurança pública. Além disso, o Governo do Estado intensificará o processo de implantação de escolas cívico-militares, incluindo uma unidade em Jaraguá do Sul. O projeto tem o apoio do prefeito Jair Franzner, que anunciou a disponibilidade de uma escola no bairro Nereu Ramos para esse fim.

A visita do comando-geral da PM à região foi complementada com uma palestra de apresentação do Plano 360 para policiais e lideranças dos municípios da área de abrangência da 12ª Regional da PM, com ações estratégicas para o período de 2022 a 2032.

Notícias no celular

Whatsapp

Elisângela Pezzutti

Bacharel em Comunicação Social pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). Atua na área jornalística há mais de 25 anos, com experiência em reportagem, assessoria de imprensa e edição de textos.