Acif entrega novo quartek do 21º BPM em Florianópolis

Obra teve custo de R$ 6 milhões, pagos Acif | Foto Divulgação/PMSC

Por: Ewaldo Willerding Neto

22/02/2021 - 15:02 - Atualizada em: 22/02/2021 - 15:41

A Associação Comercial e Industrial de Florianópolis (Acif) realizou a entrega do novo quartel do 21º Batalhão de Polícia Militar (BPM). O ato foi na manhã dessa segunda-feira (22) em Florianópolis. O evento contou com a presença do comandante-geral da Polícia Militar de Santa Catarina, coronel Dionei Tonet, da vice-governadora, Daniela Reinehr, do presidente da Acif, Rodrigo Rossoni, e do vice-prefeito da Capital, Topázio Silveira Neto.

O primeiro ato foi a assinatura do termo de entrega, seguido do descerramento da placa de inauguração do novo quartel. Após, as autoridades realizaram seus discursos, iniciando pelo presidente da Acif: “É um momento de união e integração entre a sociedade civil e o poder público. A sensação de segurança é fundamental para uma cidade prosperar”, asseverou.

Em seguida, o coronel Dionei Tonet reforçou o avanço nas relações entre Polícia Militar e empresariado: “Esse trabalho é a força de vontade dessas pessoas, que deixam seu nome na história de Santa Catarina. O 21º BPM merece respeito como o grande batalhão do Estado”.

O vice-prefeito de Florianópolis parabenizou a iniciativa entre PM e associação. “Somos cada vez mais conhecidos como uma das cidades mais seguras do Brasil”, finalizou. O último discurso coube a vice-governadora, que enfatizou a importância da nova estrutura: “que seja o início de novos tempos, para que o policial tenha mais conforto e tranquilidade para desenvolver suas atividades”.

O novo prédio está localizado no bairro João Paulo, em Florianópolis, e teve custo de mais de R$ 6 milhões, pagos integralmente por empresas privadas, capitaneado pela Acif. A obra iniciou em janeiro de 2020 e foi entregue para a Polícia Militar em pouco mais de um ano, mesmo com as paralisações em consequência da pandemia do novo coronavírus. A partir dessa data, o batalhão inicia a mudança das seções administrativas, com o funcionamento em 100% previsto para março.

O terreno tem área de mais de 31 mil metros quadrados e o prédio 2,7 mil metros quadrados de área construída. Com a mudança, além da melhor estrutura para atender a população e os policiais militares, a localização atende uma demanda de reforço policial na área do João Paulo, Monte Verde e Saco Grande. Estes bairros passarão do 4ª BPM para a área de responsabilidade do 21º BPM.

O último comandante do 21º Batalhão, coronel Sinval Santos da Silveira Junior, e o coronel da reserva, Carlos Alberto de Araújo Gomes Junior, ex-comandante-geral da PMSC, responsáveis pelo início da parceria para construção da nova sede, também estiveram presentes.