A Associação Empresarial de Criciúma (Acic) aprovou na noite desta quarta-feira (2) mudanças no seu Estatuto Social. A Assembleia Geral Ordinária, com a convocação dos associados, foi conduzida pelo presidente do Conselho Superior da entidade, César Smielevski.

A aprovação do novo estatuto traz uma importante mudança na gestão executiva da entidade. O mandato da diretoria passa a ser de três anos, não podendo o presidente ser reeleito para mandatos consecutivos. Até então, a diretoria tinha mandato de dois anos, sendo eleita pelo Conselho Superior, por meio chapas apresentadas, permitindo ao presidente ser reeleito para um único mandato consecutivo.

“A mudança no período do mandato, sem possibilidade de reeleição, é uma importante atitude da entidade, possibilitando a alternância e ainda mais eficiência na gestão. A Facisc também aprovou seu estatuto em 2018, com essa mesma posição, o que nos alinha com a federação. Temos convicção que essa alteração irá fortalecer e dar ainda mais credibilidade em todo o trabalho desenvolvido”, destaca o presidente da Acic, Moacir Dagostin.

Com a nova redação, para ocupar o cargo de presidente o candidato deverá ter participado como diretor da entidade por pelo menos três anos, e ter tido a frequência mínima, prevista no regulamento, nas reuniões da diretoria executiva. Anteriormente, a exigência era de dois anos.

“Sou totalmente a favor de apenas um mandato. Sem dúvida, é uma ação inteligente da Acic, com o consenso do Conselho Superior”, frisa o presidente do Conselho Superior da Acic, César Smielevski.

Com 80 artigos, o estatuto modernizou também cláusulas que regem o funcionamento da associação, com mudanças pontuais, como a alteração no formato das reuniões promovidas pela diretoria executiva e conselhos e das assembleias ordinárias e extraordinárias, que agora além de presenciais, podem ocorrer de forma remota, adaptando-se assim ao momento atual.

A entidade também amplia seus objetivos com a promoção e o apoio a projetos ligados à tecnologia, pesquisa e inovação. O novo estatuto passa a vigorar a partir da data de aprovação.

 

 

Receba as notícias do OCP no seu aplicativo de mensagens favorito:

WhatsApp