Ação da Civil contra roubo de cargas cumpre mandados no Litoral Norte de SC

Criminosos faziam falsos roubos de cargas de bobinas de aço que eram revendidas | Foto Divulgação

Por: Windson Prado

13/12/2018 - 13:12 - Atualizada em: 13/12/2018 - 13:14

Uma grande operação da Polícia Civil cumpriu mandados de busca e apreensão e de prisão nesta semana, no Litoral Norte de Santa Catarina e na capital e interior de São Paulo. No centro da investigação, comandada pela DFRC (Divisão de Furtos e Roubos de Cargas) da Deic (Diretoria Estadual de Investigações Criminais), está uma quadrilha com base em Araquari especializada no furto e roubo de cargas de bobinas de aço e inox.

Para a polícia para obterem êxito nas suas ações criminosas, empresas de fachadas eram constituídas em nome de terceiros, geralmente motoristas de caminhão e familiares, que por meio destas empresas, emitiam notas fiscais para “esquentar” as cargas roubadas.

De acordo com as investigações, no dia 11 de outubro o motorista Frederico Bernardo Zilio registrou na Delegacia de Polícia de Barra Velha um Boletim de Ocorrência narrando o roubo de uma carga de Bobina de Aço, avaliada em R$ 180 mil. A polícia concluiu que antes mesmo do suposto roubo, a carga já estava sendo comercializada pela quadrilha. E para “esquentar” a carga roubada foram confeccionadas etiquetas de rastreabilidade e identificação falsas, bem como a emissão de notas fiscais “frias”.

Foi identificado ainda o receptador da carga de bobinas, o empresário Júlio Cézar Malvezi, proprietário da empresa Expresso Corte, Indústria e Serviços Siderúrgicos, de São Paulo. Lá a Polícia cumpriu mandados de busca e apreensão.

Quatro pessoas foram presas: Márcia Correia Ribeiro, que para a polícia seria a responsável pela falsificação das etiquetas e notas fiscais. O motorista Frederico Zilio, o proprietário do caminhão Maiki Maurício Deniz e o empresário Julio Cézar Malvvezi.

Participaram da operação todas as Divisões da Deic e delegacia de Polícia Civil de São Francisco do Sul. As investigações seguem no sentido de localizar alvos que estão foragidos. Denúncias e informações relacionadas a Roubo de Cargas podem ser enviadas para o e-mail roubosdecargas-deic@pc.sc.gov.br ou telefone (48) 3281-4200.

*Com informações da assessoria de imprensa da Polícia Civil de Santa Catarina