Cinco pessoas que estavam há mais de 12 horas perdidas na trilha da Lagoinha do Leste, em Florianópolis, foram resgatadas na manhã deste sábado (4) pelo helicóptero Arcanjo 01 do Corpo de Bombeiros da Capital.

O grupo, formado por três italianos e dois brasileiros (um morador de Santa Catarina e outro de São Paulo), passou a noite em um local considerado de risco na mata.

Sem área de celular na região, o primeiro pedido de socorro foi feito por volta das 21h de sexta (3), pelo canal de emergência da Polícia Militar, que encaminhou os Bombeiros. Já faziam 3h que o grupo tentava sair da mata quando conseguiu pedir ajuda.

Depois de seis horas de procura e oito quilômetros percorridos, a equipe de resgaste conseguiu ter uma noção de onde estavam as pessoas. No entanto, como a trilha está bastante prejudicada por conta da chuva, não foi possível acessar o local

Assim que o dia amanheceu, a equipe do Arcanjo foi acionada para auxiliar na ação. De acordo com o comandante de operações aéreas, tenente Machado, inicialmente eram dois grupos distintos que se encontraram na trilha e ficaram juntos, a fim de encontrar o caminho de volta.

Depois de quase duas horas de trabalho, a primeira pessoa foi resgatada de um local de difícil acesso. A primeira a ser retirada da trilha era a pessoa mais debilitada no momento. O resgate ocorreu através do rapel e foi concluído por volta das 10h.