3 tecnologias inovadoras usadas pela polícia de Jaraguá do Sul

Por: OCP News Jaraguá do Sul

30/04/2018 - 13:04

Três tecnologias colocadas em prática têm se mostrado indispensáveis para a fiscalização do trânsito em Jaraguá do Sul. O emprego dessas ferramentas auxilia o trabalho dos policiais, já que o efetivo está cada vez menor em relação ao aumento populacional e a tecnologia ajuda a desenvolver potenciais estratégias de segurança.

“Para nós, fazer o uso dessas tecnologias é um diferencial. Elas fazem com que os policiais possam exercer um número maior de atividades”, revela o major Aires Volnei Pilonetto, chefe do setor de Comunicação do 14º Batalhão de Polícia Militar, responsável pela fiscalização do trânsito na cidade.

Estas tecnologias foram destaque no programa “Fantástico“, exibido na Rede Globo no último domingo, 29. A reportagem mostrou como estas inovações facilitam a rotina dos policiais jaraguaenses.

Conheça agora, as tecnologias inovadoras usadas pela polícia de Jaraguá do Sul:

1. Câmeras OCRs

OCRs podem comprovar se houve mesmo a infração | Foto Divulgação

OCRs podem comprovar se houve mesmo a infração | Foto Divulgação

Os OCRs ainda estão em fase de implantação. Atualmente, 59 faixas já estão funcionando em 12 pontos em toda a cidade. “OCRs fiscalizam o limite de velocidade de 60 quilômetros por hora, se o veículo estaciona na faixa ou se ultrapassa o sinal vermelho”, explica o diretor de Trânsito da Prefeitura de Jaraguá do Sul, Irio Riegel.

“Quando um veículo passa no sinal vermelho, toda a passagem dele pelo local pode ser vista e, desse modo, pode ser comprovado se houve mesmo a infração ou aconteceu uma falha no equipamento”, completa Riegel.

2. Videomonitoramento

Câmeras são utilizadas para fiscalizar a conduta dos motoristas | Foto Divulgação

Câmeras são utilizadas para fiscalizar a conduta dos motoristas | Foto Divulgação

As câmeras de monitoramento foram instaladas em Jaraguá do Sul em 2009, na inauguração da nova Central Regional de Emergências. Naquela época, eram apenas 20 equipamentos, número que hoje foi ampliado para 60. Ao todo, 25 câmeras são utilizadas pelos policiais militares para fiscalizar a conduta dos motoristas na região central de Jaraguá do Sul.

“Basicamente, é fiscalizado se as pessoas usam cinto de segurança, se as pessoas usam a seta indicadora para mudar de direção, se abstenham do uso do celular na direção e parem na faixa de pedestres. Práticas que evitam pequenos acidentes cotidianos e privilegiam a segurança de todos”, destaca o major Pilonetto.

3. PMSC Mobile

Tecnologia permite que registros sejam feitos online | Foto: Divulgação PMSC

Tecnologia permite que registros sejam feitos online | Foto Divulgação PMSC

O PMSC Mobile chegou em dezembro de 2015 no 14º Batalhão de Polícia Militar e dois anos após a implantação está incorporado totalmente no cotidiano dos policiais da unidade. A tecnologia pioneira da Polícia Militar de Santa Catarina permite que todos os registros de ocorrência sejam feitos no ambiente virtual.

“O conjunto do PMSC Mobile é composto do tablet, que é carregado através da viatura com um cabo USB, e uma impressora com comunicação sem fio. Ela faz a impressão das notificações de trânsito ou de qualquer outro formulário que precise ser impresso naquela ocorrência”, explica Pilonetto.

Leia também:

https://ocponline.com.br/5-situacoes-que-precisam-melhorar-para-jaragua-do-sul-continuar-pacifica/

https://ocponline.com.br/ocp-nos-bairros-nereu-ramos-se-destaca-pela-religiao-e-tranquilidade/