O comandante do 14º Batalhão da Polícia Militar, Gildo M. de Andrade Filho, apresentou aos representantes de órgãos estaduais, durante a reunião mensal do Colegiado Regional de Governo em Jaraguá do Sul, na tarde desta quarta-feira (2), na Agência de Desenvolvimento Regional, o trabalho desenvolvido pela PM nos municípios da regional (Corupá, Guaramirim, Jaraguá do Sul, Massaranduba e Schroeder) e o pleito para aumento do efetivo em 40 policiais.
Segundo o comandante, o 14º BPM conta com o efetivo de 220 policiais para uma população de 260 mil pessoas. Hoje há cerca de 950 soldados em formação no Estado, sendo que 30 destes estão em Jaraguá do Sul. A formatura está prevista para dezembro deste ano. “Não quer dizer que estes 30 ficarão em Jaraguá do Sul, mas esperamos ser atendidos em nosso pleito ainda neste ano após a formatura dos 950. Os 40 novos soldados serão distribuídos nos municípios de abrangência do 14º BPM”, acrescentou.
Além da estrutura, o comandante apresentou dados referentes a apreensões, tráfico e ocorrências de trânsito. O número de ocorrências registradas no ano passado foi de 1.711, contra 835 registradas apenas no primeiro semestre deste ano.
Já o número de presos em flagrante delito pelo cometimento de crimes, contravenções e atos infracionais registrado no primeiro semestre deste ano é mais da metade do número registrado durante todo o ano de 2016. Foram 3.735 em 2016 contra 2.407 no primeiro semestre deste ano.
Outro dado que chamou a atenção foi a quantidade de drogas apreendidas, em comparação com 2016. No primeiro semestre deste ano foram apreendidos 81 quilos de maconha. No ano passado, a PM apreendeu 57 quilos. A quantidade de pedras de crack recolhidas quadriplicou em comparação com 2016. Ao todo, a Polícia Militar apreende 17.930 unidades neste ano, contra 3.635 no ano passado.
Foto Ana Cenatti/Divulgação