14º BPM inaugura nova estrutura de acesso em Jaraguá do Sul

Por: Claudio Costa

22/06/2021 - 17:06 - Atualizada em: 22/06/2021 - 17:56

Foi inaugurado nesta terça-feira (22), a nova estrutura de acesso ao 14º BPM (Batalhão de Polícia Militar) em Jaraguá do Sul. Também chamado de corpo de guarda, a edificação recebeu investimento de R$ 191.169,63 para a realização da obra que foi realizada pela Prefeitura de Jaraguá do Sul.

A edificação possui paredes de concreto reforçado e oferece proteção balística contra tiros de fuzil calibre 7,62 mm. Os vidros e portas também são blindados e resistem a projéteis de calibres como .44 Magnum, calibre 12, 357 Magnum e 9 mm. A estrutura também ganhou uma série da aparatos tecnológicos.

“Além da blindagem que suporta grosso calibre, as viaturas policiais terão acesso por meio de tag de presença. Quando o veículo se aproximar, a cancela vai abrir automaticamente. O controle de acesso de policiais será feito por biometria e os visitantes terão que fazer um cadastro no sistema”, comenta o comandante do 14º BPM, Valdeci Oliveira da Silva.

Foto: Fábio Junkes/OCP News

A estrutura tem um total de 89 metros quadrados, mas o local onde o policial militar fica tem sete metros quadrados. O PM vai contar com ar-condicionado, banheiro e também com um sistema de monitoramento por câmeras.

O comandante da 12ª RPM (Região de Polícia Militar), tenente-coronel Márcio Leandro Reisdorfer, lembra que os projetos arquitetônico e estrutural foram doados pela AEAJS (Associação de Engenheiros e Arquitetos de Jaraguá do Sul), por meio de parceria com a Associação Somos o 14º Batalhão.

Foto: Fábio Junkes/OCP News

“Essa obra representa bem o que é Jaraguá do Sul. A comunidade contribui com a Polícia Militar, seja com o projeto feito pela Associação de Engenheiros e Arquitetos de Jaraguá do Sul ou com a materialização feita pela Prefeitura. O policial militar se sente valorizado, cuidado e abraçado pela comunidade”, frisa Reisdorfer.

O comandante-geral da Polícia Militar de Santa Catarina, coronel Dionei Tonet, esteve presente na cerimônia de inauguração. Ele afirma que o reforço da segurança na estrutura dos batalhões é importante, principalmente para repelir ataques como o ocorrido em Criciúma, onde o 9º BPM foi alvo de criminosos fortemente armados.

“Os padrões de segurança que foram colocados aqui dão mais segurança para os policiais que estão trabalhando e que dão o aporte aos que estão na rua. Então é importante que o batalhão continue atuante para que os sistemas de segurança não entrem em colapso. Os sistemas de controle de acesso estão sendo implementados nos batalhões em todo o Estado, mas o modelo daqui é fantástico, com estrutura eletrônica e proteção balística”, destacou.

O prefeito de Jaraguá do Sul Antídio Lunelli, salientou que mostra o exemplo de Jaraguá do Sul durante as viagens que tem feito por Santa Catarina. Lunelli reitera que o município é parceiro da Polícia Militar e a melhoria da qualidade do serviço da corporação reflete na qualidade de vida da população de toda a região.

“Muitos administradores municipais entendem que a segurança pública é uma responsabilidade do Estado. Nós entendemos que deve haver a participação do município e, por isso, trabalhamos para que a população tenha mais segurança. Isso vai acontecer enquanto estivermos a frente da administração pública”, destaca Lunelli.